Show simple item record

dc.contributor.advisor Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author Araujo, Marcia Santiago de
dc.date.accessioned 2012-11-28T13:15:09Z
dc.date.available 2012-11-28T13:15:09Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation ARAUJO, Marcia Santiago de. Sonhos no devir das redes do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática. 2009. 171 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2840
dc.description Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na linha de pesquisa “Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores”. A investigação visa a analisar os sonhos atualizados e virtualizados no devir das ações de ensino, pesquisa e extensão das redes do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática, da FURG, para problematizar como as tecnologias digitais acontecem nas redes da Educação Ambiental, na via da Ecosofia Virtual. Para auxiliar, o processo de análise foi atualizado, principalmente pelo diálogo entre Espinosa, Nietzsche, Bachelard, Deleuze, Guattari, Maturana, Varela, Lévy, Capra, Prigogine e Morin. Informações referentes ao campo da pesquisa foram coletadas em documentos, observações participantes e em entrevistas aplicadas aos pesquisadores que compartilharam do processo de constituição do Centro. Para buscar elucidar o fenômeno investigado, foram construídos Pensamentos Coletivos, a partir de entrevistas realizadas com integrantes do Centro, e identificados atratores que permitiram observar a Educação Ambiental e o uso das tecnologias digitais. A análise das experiências vividas permite assinalar que sonhar com uma Educação sustentável, que trabalha na cooperação e na interação, em uma realidade percebida de forma integrada, numa visão sistêmica e rizomática, são atratores que aninham os sonhos dos educadores ambientais do Centro. Percebeu-se que os sonhos e as ações, do Centro, problematizados, nesta investigação, afirmam as Ecosofias Mental, Social, Ambiental e Digital, virtualizando e atualizando a Ecosofia Virtual. O CEAMECIM emerge de devaneios coletivos e virtualiza o sonhar ativo. pt_BR
dc.description.abstract This thesis presents a qualitative research, developed with the Post-graduation Program in Environmental Education, of Universidade Federal do Rio Grande (FURG), in the research line “Environmental Education: Teaching and Formation of Educators.” The investigation seeks to analyze the updated and virtualized dreams from the point of view of teaching, research and extension actions of the Center of Environmental Education, Sciences and Mathematics nets, of FURG, to problematize how the digital technologies occur in the Environmental Education nets, in relation to the Virtual Ecosophy. In order to aid the analysis process, it was updated, mainly, the dialogue among Espinosa, Nietzsche, Bachelard, Deleuze, Guattari, Maturana, Lévy, Capra, Prigogine and Morin. All the information related to this research field was collected from documents, participant observations and interviews addressed to researchers who were part of the constitution process of the Center. Aiming to elucidate this phenomenon that was investigated, Collective Thoughts were built, as from interviews with members of the Center, and some attractors were identified what allowed to observe the Environmental Education and the use of digital technologies. The analysis of these experiences allows to bring on the fact that to dream with a sustainable Education, which works on cooperation and interaction, in a reality that is perceived in an integrated form, in a systematic and rizomatic vision, is the attractors that nestle the environmental educators' dream from this Center. It was noticed that the dreams and actions of the Center, problematized in this investigation, underpin the Mental, Social, Environmental and Digital Ecosophies, by virtualizing and updating the Virtual Ecosophy. The Center of Environmental Education, Sciences and Mathematics (CEAMECIM – Portuguese abbreviation) emerges from collective daydreams and virtualizes the active dreaming. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ecosofia virtual pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação de docentes pt_BR
dc.subject Sonhos pt_BR
dc.subject Redes pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Virtual ecosophy pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Education of docents pt_BR
dc.subject Dreams pt_BR
dc.subject Nets pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.title Sonhos no devir das redes do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
  • Show simple item record