Ecomunitarismo e ação socioambiental teoria e prática num estudo de caso junto a comunidade São Gonçalo\Pelotas-RS-Brasil.

Fontoura, Jara Lourenço da

Abstract:

 
O presente trabalho de tese tem como objetivo relatar e analisar criticamente, sob o enfoque da teoria Ecomunitarista, o Projeto Ecomunitarismo/UCPel, coordenado pela autora desta tese enquanto educadora ambiental da Universidade Católica de Pelotas/RS no período de (1998 a 2005), junto a dois grupos diferenciados, a saber: o dos estudantes do curso de Ecologia UCPel e o do grupo de catadores de papelão e pescadores da Comunidade São Gonçalo, na cidade de Pelotas-RS, BR 392\km 60 às margens do canal de Santa Bárbara, Brasil. Ao unir educação formal e não formal, ocorre um entrelaçamento contextualizado - interdisciplinar e crítico\criativo - das linhas de pesquisa do Doutorado em Educação Ambiental da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), a saber: Educação Ambiental e Formação de Educadores (EAEFE) e Educação Ambiental Não Formal (EANF), o que justifica tal tese. Para tanto, este trabalho tem como eixo norteador as normas da ética Ecomunitarista que tratam da liberdade, do consenso e da ecologia, a partir da pergunta que instaura a ética: O que devo/devemos fazer? A tese tem como indagação primeira saber: Até que ponto a proposta teórica Ecomunitarista foi colocada em prática no projeto Ecomunitarismo da UCPel no período de 1998 a 2005? E por hipótese: Foram plenamente satisfatórias, segundo a teoria Ecomunitarista, as respostas socioambientais que o Projeto Ecomunitarismo\ UCPel possibilitou durante os sete anos de atuação, junto à Comunidade São Gonçalo. A metodologia presente, neste trabalho, foi de análise qualitativa, utilizando-se da proposta metodológica do Ecofeminismo, que substitui o postulado da investigação desprovida de valores, da visão de cima, por uma visão a partir dos oprimidos, e o conhecimento espectador contemplativo e omisso, por uma participação ativa nas ações, movimentos e lutas em favor da emancipação da mulher e dos oprimidos, fazendo do processo de investigação um processo de conscientização.
 
The aim of this present thesis work has as objective to report and analyze critically, from the “Ecomunitarista” theory focus, the “Ecomunitarismo” Project/UCPel-RS (Pelotas Catholic University / Rio Grande do Sul State), coordinated by the author of this thesis while environmental educator of this University in the period of (1998 to 2005), together with two differentiated groups, to know: the one of the students from the Ecology Course UCPel's and the one of the cardboard scavengers and fishermen of the São Gonçalo Community, in the city of Pelotas-RS, BR 392\km 60 on the coast of Santa Bárbara Channel, Brazil. Upon joining formal and non-formal education, there is a contextualized – interdisciplinary and critical/creative of the research lines from the Environmental Education Doctorate Program of FURG (Federal University of Rio Grande), to know: Environmental Education and Teachers Training (EAEFE) and Non-Formal Environmental Education (EANF), what justifies such thesis. Accordingly, this work has as its guideline the “Ecomunitarista” ethics rules which deal with freedom, consensus and ecology, as from the question that places the ethics: what should I/we do? The first investigation of thesis is: To what extent the “Ecomunitarismo” theoretical proposal was put into practice in the “Ecomunitarismo” Project from UCPel in the period from 1998 to 2005? And by hypothesis: According to the “Ecomunitarista” Theory, the social-environmental answers that the “Ecomunitarismo” Project from UCPel enabled during the seven years of performance, with the São Gonçalo Community, were fully satisfactory. The present methodology in this work, was qualitative analysis, using the “Ecofeminismo” methodological proposal, which replaces the principle of the investigation free of values, of the view from the above, by a vision from the oppressed, and the bystander knowledge, contemplative and omitted, by an active participation in the actions, movements and fights in favor of the woman's emancipation and of the marginalized ones, turning the investigation procedure into an awareness process.
 

Description:

Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010.

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