Histórias de constituição e ambientalização de professores de química em rodas de formação em rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas.

Souza, Moacir Langoni de

Abstract:

 
A Tese defendida é das Rodas de Formação em Rede como espaços privilegiados na ambientalização de professores que escrevem, lêem e contam suas histórias. Daí a aposta na narrativa e no exercício de contar histórias e partilhá-las nessas Rodas. No contexto dessas histórias encontram-se grupos de professores de Ciências de três instituições (PUCRS, Unijuí e FURG), atuando em projetos interinstitucionais de formação permanente. No foco das análises estão as narrativas de um grupo de licenciandos que, no ano de 2004, ingressou no curso de Química – Licenciatura da FURG. Doze conjuntos de quinze narrativas semanais, parte dos relatórios dos estágios realizados pelo grupo durante o segundo semestre de 2007 – Roda do Estágio V. Fragmentos destas narrativas entrecruzam-se com outros, nossos e de outros professores na rede, compondo histórias que constituem e delineiam a feitura de uma Colcha de Retalhos. E é nesse processo que toda a rede se explicita. Quadrados de colcha feitos de uma diversidade de retalhos. Histórias de muitos sujeitos, numa multiplicidade de cores e texturas, alinhavadas na busca do equilíbrio que possa, de certo modo, sustentar a Tese. Ao longo dos capítulos, termos como “ambientalização de professores” e “partilha”, fundamentais no encaminhamento dos argumentos, são discutidos nas perspectivas dos referenciais assumidos. Em alguns capítulos alternam-se retomadas de determinadas abordagens, ampliando aspectos destacados ou introduzindo outros, como o que vai contar a história do curso de licenciatura em Química e suas transformações concebidas e acalentadas nos projetos interinstitucionais no âmbito da Rede. Esta história encontra-se enredada na história da Rede, especialmente no sentido da explicitação de movimentos de grupos de professores de Ciências que, desde a década de 80, articulam parcerias no desenvolvimento de projetos interinstitucionais implicados com formação permanente de professores. As análises sustentam-se em dois referenciais: o da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007), em que se busca produzir novas compreensões a respeito do que é narrado e apostando na emergência de categorias, num movimento interpretativo de caráter hermenêutico; e o da narrativa como uma técnica de pesquisa fenomenológica, tal como propõe Dutra (2002). Categorias emergentes, como “tempos da Escola” e “insegurança”, impregnam cinco histórias – quadrados da Colcha – contadas, constituídas numa diversidade de fragmentos/retalhos de narrativas. Por um lado, as memórias do acontecido, as narrativas nos Relatórios de Estágio e as anotações dos encontros efetivamente subsidiaram os textos e sustentaram diálogos; por outro, assume-se a perspectiva de fusão entre história e ficção, na perspectiva do proposto por Paul Ricoeur, uma vez que o enredo e o espaço-tempo de cada história e seus episódios foram inventados. A proposta aqui é contar um pouco destas histórias. “E estas foram histórias que se quis e que se pôde contar” é a frase que encerra a escrita da Tese. É uma manifestação que anuncia. Assume-se que sempre há possibilidades para outros arranjos dos retalhos, outros desenhos na feitura da Colcha. E como a harmonia do conjunto é, também, estabelecida em relação com o Outro, cujo olhar amplia essas possibilidades em relação à feitura, esta Tese é um convite à partilha de histórias.
 
This Dissertation defends Wheels of Network Education as privileged spaces in the environmentalization of teachers who write, read, and tell their stories. Therefore, I bet on narrative and on the exercise of telling stories and sharing them in these Wheels. In the context of these stories, there are Science professors who work with interinstitutional projects in in-service education at three higher education institutions (PUCRS, Unijuí, and FURG). The analyses focus on narratives written by seniors who started pursuing a teaching degree in Chemistry at FURG in 2004. The corpus comprises twelve sets of fifteen narratives and parts of the apprenticeship reports which were written during the second semester in 2007 – the Wheel of Apprenticeship V. Fragments of these narratives interweave with others which I and other professors wrote in the net, thus, composing stories that constitute and outline a Patchwork Quilt. It is in this process that all the net becomes explicit. Quilts pieces made of a diversity of patches. Many subjects’ stories, in a multiplicity of colors and textures, sewn together in search of balance to support the Dissertation. Fundamental terms such as “teachers’ environmentalization” and “sharing” are discussed in the chapters in order to defend the arguments from the perspective of the references I have selected. Some chapters address approaches which had been presented before so that certain aspects can be broadened and new ones can be introduced, e. g., the chapter about the History of the Chemistry course and the transformations that were suggested and supported in interinstitutional projects in the Net. This story is intertwined with the story of the Net, mainly regarding the movements of groups of Science teachers who have worked as partners in the development of interinstitutional projects of in-service education since the 80’s. The analyses are based on: a) Discursive Textual Analysis (proposed by Moraes and Galiazzi, 2007) which aims at producing new understanding of what is narrated and bets on the emergence of categories in an interpretative movement with hermeneutical features; and b) narrative as a technique in phenomenological research, such as the approach proposed by Dutra (2002). Emergent categories, e. g., “School time” and “lack of safety” have impregnated five stories – Quilt pieces – which were told and comprised of an array of fragments/patches of narratives. On one hand, the memories of the event, the narratives of the Apprenticeship Reports and the notes of the meetings have effectively subsidized the text and supported dialogues; on the other hand, I have taken on the perspective of the fusion between History and fiction, as proposed by Paul Ricoeur, since the plot and the space-time of each story and its episodes were made up. “My proposal is to tell a little bit of these stories, the ones that I wanted to tell and the ones that I could tell.” This is the sentence that closes my Dissertation. It is a manifestation that announces. I believe that there are always other possibilities to place the patches, other designs to use for the Quilt. Since the harmony of the whole set is also established in relation to the Other whose look broadens these possibilities, this Dissertation is an invitation to share stories.
 

Description:

Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)