Show simple item record

dc.contributor.advisor Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author Albernaz, Roselaine Machado
dc.date.accessioned 2012-11-30T17:07:01Z
dc.date.available 2012-11-30T17:07:01Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation ALBERNAZ, Roselaine Machado. Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2896
dc.description Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, para a criação de contos, misturando ficção e realidade, articulados a diferentes campos de saberes, como a arte, a filosofia e a ciência. Tal prática me permite propor um novo conceito a partir e para a formação de professores de matemática: Formação Ecosófica. A escolha pelas chamadas filosofias da diferença faz com que o texto articule autores vindos dos campos da filosofia e das ciências, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, Leibniz, com autores do campo da arte e da literatura, tais como, Lygia Clark, Clarice Lispector, Manuel de Barros, Lewis Carroll, Michel Houellebecq, Italo Calvino, Jorge Luiz Borges, Herman Melville, Fernando Pessoa, Kafka. Entende-se a Educação Ambiental e a formação de professores através dos conceitos de ecosofia, cuidado de si, dobra, acontecimento e experiência. Este texto também faz uma crítica do saber na Modernidade com sua estrutura lógica e sólida, bem como, ao saber e modos de vida na contemporaneidade e sua sociedade de controle, com suas formas fluidas, embasadas no consumo e descarte. Cria-se, assim, um novo conceito que parte da formação de alguns professores de matemática e se dirige a ela, dirige-se aos que se sentirem tocados por essa forma de pensar e atuar denominada “Formação Ecosófica”. pt_BR
dc.description.abstract Through a cartographic exercise, the present thesis has the aim of trying out ways, between modes, more or less academic, of thinking the formation of a math teacher. This way, it uses some esthetics experiences, for the creation of tales, mixing fiction and reality, articulated in different fields of knowledge, such as art, philosophy and science. Such practice allows me to propose a new concept from and for the formation of math teachers: Ecosophic Formation. The choice for the so-called philosophies of difference makes it possible for the text to articulate authors from philosophy and science fields, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, Leibniz, with authors from art and literature fields, such as, Lygia Clark, Clarice Lispector, Manuel de Barros, Lewis Carroll, Michel Houellebecq, Italo Calvino, Jorge Luiz Borges, Herman Melville, Fernando Pessoa, Kafka. The environmental education and the teachers formation can be understood through the ecosophy concepts, care of itself, folding, happening and experience. This text also makes a critic of the knowledge in the modernity with its logical and solid structure, as well as, to knowledge and ways of living in contemporaneity and its society of control, with its fluid forms, based on consumption and discarding. Thus, it is created a new concept that initiates from the formation of some math teachers and aims to it. It aims to those who feel themselves touch by this way of thinking and acting so-called “Ecosophic Formation” pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Professor de matemática pt_BR
dc.subject Ecosofia pt_BR
dc.subject Acontecimento pt_BR
dc.subject Dobra pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Formation of teachers pt_BR
dc.subject Math teacher pt_BR
dc.subject Ecosophy pt_BR
dc.subject Happening pt_BR
dc.subject Folding pt_BR
dc.subject Experience pt_BR
dc.title Formação ecosófica: a cartografia de um professor de matemática. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
  • Show simple item record