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dc.contributor.advisor Molon, Susana Inês
dc.contributor.author Franco, Jussara Botelho
dc.date.accessioned 2012-12-02T12:57:35Z
dc.date.available 2012-12-02T12:57:35Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation FRANCO, Jussara Botelho. Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores. 2005. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2005. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2926
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2005. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo de caso tem como objetivo compreender os significados e os sentidos atribuidos por um grupo de trabalhadores e trabalhadoras às suas relações interpessoais e socioambientais a partir de uma experiência educacional promovida pelo Sindicato da Alimentação, por meio do Projeto Integrar, que certificou o ensino fundamental. A proposta é analisar as implicações e repercussões dessa experiência em suas vidas, envolvendo superações e permanências. O princípio orientador dessa construção é a dimensão ontológica do trabalho na constituição do ser humano, tendo a abordagem sócio-histórica – que compreende o sujeito através de sua atividade social e histórica e que se constitui a partir das relações sociais – como pano de fundo para a apreensão dos sujeitos pesquisados. O aporte teórico utilizado para construir e analisar os aspectos educacionais – ambiental e não formal – ancorou-se na pedagogia transformadora, a pedagogia do oprimido rumo a sua libertação. A abordagem qualitativa apoiou-se nos pressupostos dialéticos; a construção teórico- metodológica, os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados das entrevistas semi-estruturadas, foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador como categoria de análise e dos subtemas que dele emergiram, e se pautou na análise de conteúdo. Os dados analisados revelaram que para os pesquisados a experiência significou a superação da visão ingênua do mundo vivido, através da consciência crítica construída nas experiências cotidianas, na inserção comunitária como integrantes de sua classe e nas mediações inter e intrapsicológicas. As decisões coletivas que assumiram pautaram-se muito além das necessidades materiais, foram construídas como uma dimensão afirmativa da cidadania, da dignidade humana e da capacidade de dirigir seus destinos com autonomia, tendo, nesse caso, o fator subjetivo como campo de luta na superação das condições socioambientais adversas. Para que essa suposta transformação não se reduza a momentos, mostra-se necessário sua organização permanente enquanto classe trabalhadora, discutindo e avaliando constantemente os movimentos e transformações do real e, nesse sentido, redirecionando sua ação transformadora. pt_BR
dc.description.abstract This study of case paper aims to comprehend the means given for a male and female works group in their relationships and socio-environmental through the educational experience promoted by Feeding Union, through Integrar Project that certificated the primary school. The purpose is analyse the implications and repercussions from this experience in their lives and improve their critic consciousness. The concept of this construction is a real dimension of the work in human’s constitution, it has socio-historic approach – that comprehend the subject through it social and historic activities constituted in relationships – like a background that will apprehend searches subjects. The theoretical to build and analyse educational aspects – non-formal and environmental – was transformer educational, the pedagogy of the oppressed toward their freedom. The qualitative approach was in dialectical knowledge; theoretical-methodology build, the procedures to organise, analyse and interpret interviews semi-organized, before interpreted by Freire, using Tema Gerador and it other themes. The analysis showed that the experiences had surpassed naive vision of the world through a critic consciousness everyday, in their same socio-economic class community and relations inter and intra-psychologic to the searches. They had their decisions besides of the material need, but like a citizenship assertion, human dignity and capacity to guide their destinies with autonomy, the subjectivity is a battlefield to overcome contrary socio-environmental conditions. To this supposed transformation really work, be necessary it constantly organisation while work class, discussing and assessing all movements and transformations from real to the transformer actions. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental transformadora pt_BR
dc.subject Educação de adultos pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Mudança pt_BR
dc.subject Transformed environmental education pt_BR
dc.subject Adults education pt_BR
dc.subject Consciousness pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Changed pt_BR
dc.title Educação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores pt_BR
dc.title.alternative Non formal education and environmental education: experience in workers' life pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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