Show simple item record

dc.contributor.advisor Prado, Daniel Porciuncula
dc.contributor.author Santos, Tiago Fonseca dos
dc.date.accessioned 2012-12-06T02:14:42Z
dc.date.available 2012-12-06T02:14:42Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SANTOS, Tiago Fonseca dos. O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental. 2012. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2939
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa buscou investigar nas práticas do Programa de Educação Patrimonial (PEP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na linguagem da Educação Patrimonial (EP) a emergência das reflexões acerca da categoria meio ambiente, central à proposta da Educação Ambiental (EA). Tal objetivo pautou-se na indagação de como uma atividade pedagógica estruturada a partir da noção de patrimônio conta com uma dimensão reflexiva a cerca do meio ambiente e, ao mesmo tempo, como estas atividades imprimiram representações sobre o meio natural aos seus integrantes. Justifica-se pelo fato de trazer um aporte metodológico à dimensão histórica das atividades da educação ambiental, uma vez a educação patrimonial contar com metodologia(s) sistemática(s) à abordagem do conhecimento histórico e das diferentes expressões culturais. Para tanto, percorre a trajetória bibliográfica a respeito da noção de patrimônio e da educação patrimonial e, ainda, a coleta de dados fruto da observação participante junto de suas atividades. A metodologia adotada associa elementos da educação patrimonial à Análise Textual Discursiva – ATD. Portanto, como resultado, indica-se que a interação das duas linguagens didático-pedagógicas, mantidas as suas especificidades e objetivos, permite um amplo espectro de ação educativa para as reflexões acerca do meio ambiente e do patrimônio, expressos na cultura das comunidades. pt_BR
dc.description.abstract The present research sought to investigate the practices of the Heritage Education Program of the Federal University of Rio Grande(FURG) and language heritage education reflections on the emergence of the category of environment, the central proposal of environmental education. Tal objetivo pautou-se na indagação de como uma atividade pedagógica estruturada a partir da noção de patrimônio conta com uma dimensão reflexiva a cerca do meio ambiente e, ao mesmo tempo, como estas atividades imprimiram representações sobre o meio natural aos seus integrantes. Is justified by the fact that bringing a methodological contributions to the historical dimension of the activities of environmental education, since education sheet count method(s) systematic (s) to the approach of historical knowledge and the different cultural expressions. To this end, the path traverses literature on the notion of heritage and heritage education, and also to collect data from the result of participant observation of their activities. The methodology combines elements of heritage education and discursive-textual analysis. Therefore, as a result, indicates that the interaction of the two languages didactic and pedagogical, maintained their specific goals and allows a wide range of educational activities for reflections on the environment and heritage, expressed in the culture of communities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Patrimônio pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Heritage pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title O patrimônio como estruturante das práticas pedagógicas: a(s) metodologia(s) da educação patrimonial em perspectiva desde a ótica da Educação Ambiental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record