Planejação de unidades de aprendizagem - CTS: a narrativa como potência do ser professor e da formação

Galiazzi, Maria do Carmo; Pinheiro Junior, Edi Morales; Medeiros, Ana Laura Salcedo de

Abstract:

Apresenta-se a narrativa de um processo educativo em um curso de pós-graduação que teve como objetivo a planejação (planejar, desenvolver, narrar, reformular) e crítica de Unidades de Aprendizagem (UA) em uma perspectiva CTS a fim de articular Educação em Ciências e Educação Ambiental. O processo teve duração de um semestre letivo com um grupo de 15 alunos, professores de Ciências em exercício. As UA foram narradas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Defende-se o argumento da potencialidade da narrativa como ferramenta de transformação do professor, da escola e da formação de professores. O argumento constrói-se pela diversidade de temáticas, justificativas, objetivos e atividades configurados e refigurados pelos participantes. Os fragmentos das UA sinalizam para a transformação potencializada nos professores e na sala de aula tanto da formação de professores quanto da escola.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EQA - Artigos Publicados em Periódicos