dc.contributor.author |
Galiazzi, Maria do Carmo |
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dc.contributor.author |
Pinheiro Junior, Edi Morales |
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dc.contributor.author |
Medeiros, Ana Laura Salcedo de |
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dc.date.accessioned |
2013-06-03T18:39:09Z |
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dc.date.available |
2013-06-03T18:39:09Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.citation |
GALIAZZI, Maria do Carmo; PINHEIRO JUNIOR, Edi Morales; MEDEIROS Ana Laura Salcedo de. Planejação de unidades de aprendizagem - CTS: a narrativa como potência do ser professor e da formação. Enseñanza de las Ciencias, p. 237-241, 2009. Disponível em: <http://ice.uab.cat/congresos2009/eprints/cd_congres/propostes_htm/propostes/art-237 - 240.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0212-4521 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3428 |
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dc.description.abstract |
Apresenta-se a narrativa de um processo educativo em um curso de pós-graduação que teve como objetivo a planejação (planejar, desenvolver, narrar, reformular) e crítica de Unidades de Aprendizagem (UA) em uma perspectiva CTS a fim de articular Educação em Ciências e Educação Ambiental. O processo teve duração de um semestre letivo com um grupo de 15 alunos, professores de Ciências em exercício. As UA foram narradas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Defende-se o argumento da potencialidade da narrativa como ferramenta de transformação do professor, da escola e da formação de
professores. O argumento constrói-se pela diversidade de temáticas, justificativas, objetivos e atividades configurados e refigurados pelos participantes. Os fragmentos das UA sinalizam para a transformação potencializada nos professores e na sala de aula tanto da formação de professores quanto da escola. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
Planejação de unidades de aprendizagem - CTS: a narrativa como potência do ser professor e da formação |
pt_BR |
dc.type |
article |
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