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dc.contributor.advisor Laurino, Débora Pereira
dc.contributor.author Vaniel, Berenice Vahl
dc.date.accessioned 2013-06-17T19:08:47Z
dc.date.available 2013-06-17T19:08:47Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation VANIEL, Berenice Vahl. A cooperação como princípio da Educação Ambiental presente nos projetos de aprendizagem. 2008. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3546
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação enfoca um trabalho de pesquisa que investigou como a cooperação, enquanto princípio da Educação Ambiental, está sendo operada no Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna), no âmbito de uma escola. Conforme o texto evidencia, o Projeto Escuna tem por princípio o trabalho com a metodologia de projetos de aprendizagem, o qual se constitui com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Para fundamentar essa experiência vivida, fizemos um estudo da teoria piagetiana e buscamos o entrelaçamento com a teoria de Humberto Maturana, tendo como elo a cooperação. Dialogamos, também, com autores que experenciam e conversam sobre a metodologia de projetos de aprendizagem. Ao longo deste trabalho, é enfatizada uma concepção essencial quanto ao desenvolvimento da pesquisa em foco, ou seja, o fato de a cooperação ser perpassada pela compreensão de que vivemos neste mundo e o compartilhamos com os outros seres vivos e “não-vivos”, construindo, a cada momento, possibilidades de convivência solidária. Buscamos compreender e explicitar o coletivo do Escuna, através de um olhar de observadora sobre uma das escolas, a fim de observar as suas ações na constituição de um coletivo. Para compreender o movimento da ação escolar utilizamos análise de conteúdo de entrevistas abertas realizadas com três professoras. A partir da proposta de unitarização e de categorização das entrevistas emergiram as categorias “Dinâmica de Gestão Cooperativa” e “Dinâmica Metodológica”. As análises apontam que a co-operação possibilita a convivência em uma sociedade justa e fraterna, sempre que o respeito mútuo e a aceitação das diferenças se manifestarem nas ações dos sujeitos. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation focuses on a research study that investigated how cooperation, as a principle of Environmental Education, is being operated in ESCUNA Project, in the areas of coordination and the school. As the text shows, ESCUNA Project has for its principle the work with the methodology of learning projects, which is based on Genetic Epistemology by Jean Piaget. In order to substantiate this experience, we made a study of the Piaget’s theory and seek the interlacement with Humberto Maturana’s one, having cooperation as a link. We have dialogued, too, with authors who experience and talk about the methodology of learning projects. Throughout this work, is emphasized a essential concept for the development of research in focus, i.e. the fact of cooperation is elapsed by the understanding that we live in this world and share it with other living and “non-living” beings, building, every moment, possibilities of solidary coexistence. We searched to understand and explicit the collective of Escuna, through the look of an observer, first on the planning and joint actions of the coordination of the project and, later, we direct our look for one of the schools, in order to observe its actions in the constitution of a collective. We use the analysis of content in two movements: to know the dynamic of cooperation in the actions of the coordination of the Project, we chose to perform the documentary analysis, and, in order to understand the movement of action school, were held open interviews with teachers. From the proposal of unitization and categorization of the interviews, the categories "Dynamic of Cooperative Management" and "Methodological Dynamics" had emerged. Analyses indicate that co-operation enables the coexistence in a just and fraternal society, always that mutual respect and acceptance of differences are disclosed in the actions of the citizens. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cooperação pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Projetos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Cooperation pt_BR
dc.subject Learning projects pt_BR
dc.title A cooperação como princípio da Educação Ambiental presente nos projetos de aprendizagem pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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