A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental

Bach Jr, Jonas

Abstract:

 
Goethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.
 
Goethe developed a scientific way of approaching nature which is currently recognized as phenomenology. This article provides an overview of Goethean phenomenology as a theory of knowledge drawn from their botanical research. As epistemological perspective, phenomenology of Goethe did not resulted in one-sided empiricism and rationalism. In their relationship with nature, it is a delicate empiricism which seeks to develop an intuitive judgment, a power to capture the essence of the phenomenon. A correlation with the phenomenological categories of Husserl is presented. The improvement and development of the subject in its relation with nature is the starting point of phenomenology of Goethe in education. On the one hand, environmental education becomes a work on the perception of the senses, on the other hand, explores the mental development to capture the essence of phenomena. The issue of language and concepts becomes a crucial point in educational practice for understanding the phenomenology and the approach of nature.
 

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