Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar como as ações de educação ambiental desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental (CEA) do município de Lajeado, se posicionam em relação aos pressupostos dos documentos internacionais, federais e estadual.
É caracterizada e comparada a política pública municipal em relação aos princípios de documentos sobre educação ambiental. Utilizaram-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo, que incluiu entrevistas semi-estruturadas com os atores responsáveis pela sua implantação no município. Os dados foram tratados com análise de conteúdo qualitativa.
Verificaram-se quais ações se alinham aos princípios dos documentos. Os resultados da
análise demonstraram que algumas ações cumprem totalmente com os princípios, enquanto outras cumprem parcialmente ou não cumprem com os princípios propostos nos
documentos.
The aim of this study is to analyze how environmental education developed in the
Environmental Education Center (CEA) in the municipality of Tilings, position themselves
in relation to the assumptions from international, federal and state levels. It is characterized and compared to municipal public policy in relation to the principles of documents on environmental education. We used from research literature, documentary and field, which included semi-structured interviews with the actors responsible for their deployment in the city. The data were compared with qualitative content analysis, in order to verify which actions are aligned to the principles of the documents. The analysis results showed that some actions fully comply with the principles, while others do not comply or partially comply with the principles proposed in the documents.