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dc.contributor.author Amorim, Celeste Dias
dc.contributor.author Cestari, Luiz Artur dos Santos
dc.date.accessioned 2013-08-20T21:25:37Z
dc.date.available 2013-08-20T21:25:37Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation AMORIM, Celeste Dias, CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Discursos ambientalistas no campo educacional. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4 - 22, jan./ jun. 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3456/2215>. Acesso em: Ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3704
dc.description.abstract Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidade apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais. pt_BR
dc.description.abstract This work demonstrates that the introduction of environmental discourse in the educational field is done by the appropriation of the environmental claim mediated by values and conceptions already consolidated in the educational field. For this reason, this text aims to introduce the more current environmental discourses in the educational and pedagogical literature, highlighting the environmental education, education for sustainability, eco-training, ecopedagogy and ecological literacy. Then, it aims to show how these concepts and their values are incorporated by the environmental rationality and become an educational goal; this is because an interdisciplinary model may be seen in the constitution of the Environmental Education domain in the educational field. Thus, it was based on the Arendtian reasoning, in which the discourses allow men to appear, and, for this reason, after the attacks around the environmental discourses in the educational field, it was questioned what these subjects show or intend to show with these discourses. Accordingly, it was clear how the environmental theme finds resonances in the educational field, perceiving a variety of environmental intentions by meeting differentiated ways of interaction through the environmental issues. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Educação para a Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Ecoformação pt_BR
dc.subject Ecopedagogia pt_BR
dc.subject Alfabetização Ecológica pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Education for Sustainability pt_BR
dc.subject Eco-training pt_BR
dc.subject Ecopedagogy pt_BR
dc.subject Ecological Literacy pt_BR
dc.title Discursos ambientalistas no campo educacional. pt_BR
dc.type article pt_BR


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