dc.contributor.author |
Oliveira, Everton Mario de |
|
dc.contributor.author |
Santos, Walquiria Menna Brusamolin |
|
dc.contributor.author |
Morais, Josmaria Lopes de |
|
dc.contributor.author |
Bassetti, Fatima de Jesus |
|
dc.contributor.author |
Bergamasco, Rosangela |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-20T21:30:43Z |
|
dc.date.available |
2013-08-20T21:30:43Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Everton Mario de. et al.Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente de um rio.Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 23 – 37, jan./ jun. 2013. Disponível: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3532/2216>. Acesso em: Ago 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
15171256 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3705 |
|
dc.description.abstract |
O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. O presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados
por alunos de um colégio público no município de Mandirituba/PR. Como formas de sensibilização foram realizadas atividades práticas por meio de visita à nascente de um rio; entrevista com uma proprietária rural, e dinâmica de grupo. Após as atividades realizadas, houve melhora na percepção
sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou-se o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos. O estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The study of environmental perception coupled with awareness activities can promote the preservation and more sustainable use of environmental resources. This exploratory qualitative study investigated the environmental perceptions related to water resources, revealed by students of a public school in the city of Mandirituba / PR. As awareness-raising activities were practices through visits to the source of a river; interview with a proprietary rural, and group dynamics. After the activities, there was an improvement in the perception of the source of tap water; increased the number of students that related to agriculture interference in water bodies through pesticides and siltation of them. The study of how the student perceives the environment and mobilization in favor of a practical experience of awareness can positively affect the way they relate with nature, with the inhabited place and can trigger the commitment of the students and help them have a more critical view. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sensibilização |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos hídricos |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental perception |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Awareness |
pt_BR |
dc.subject |
Water resources |
pt_BR |
dc.title |
Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente de um rio. |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |