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dc.contributor.author Oliveira, Everton Mario de
dc.contributor.author Santos, Walquiria Menna Brusamolin
dc.contributor.author Morais, Josmaria Lopes de
dc.contributor.author Bassetti, Fatima de Jesus
dc.contributor.author Bergamasco, Rosangela
dc.date.accessioned 2013-08-20T21:30:43Z
dc.date.available 2013-08-20T21:30:43Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Everton Mario de. et al.Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente de um rio.Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 23 – 37, jan./ jun. 2013. Disponível: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3532/2216>. Acesso em: Ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3705
dc.description.abstract O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. O presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba/PR. Como formas de sensibilização foram realizadas atividades práticas por meio de visita à nascente de um rio; entrevista com uma proprietária rural, e dinâmica de grupo. Após as atividades realizadas, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou-se o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos. O estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica. pt_BR
dc.description.abstract The study of environmental perception coupled with awareness activities can promote the preservation and more sustainable use of environmental resources. This exploratory qualitative study investigated the environmental perceptions related to water resources, revealed by students of a public school in the city of Mandirituba / PR. As awareness-raising activities were practices through visits to the source of a river; interview with a proprietary rural, and group dynamics. After the activities, there was an improvement in the perception of the source of tap water; increased the number of students that related to agriculture interference in water bodies through pesticides and siltation of them. The study of how the student perceives the environment and mobilization in favor of a practical experience of awareness can positively affect the way they relate with nature, with the inhabited place and can trigger the commitment of the students and help them have a more critical view. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Sensibilização pt_BR
dc.subject Recursos hídricos pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Awareness pt_BR
dc.subject Water resources pt_BR
dc.title Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente de um rio. pt_BR
dc.type article pt_BR


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