Abstract:
Nesse trabalho, analisarmos comparativamente a percepção ambiental de docentes e
discentes de uma escola do semiárido paraibano, relacionando a percepção predominante com as características da Caatinga e sua abordagem no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante realizada de março a dezembro de 2011, na qual através da aplicação de um
questionário em forma de trilha foi possível identificar que educadores, educadoras, educandos e educandos reconhecem as características que compõe a Caatinga e o torna um bioma peculiar, todavia, na perspectiva naturalista, refletindo na maneira como o tema é abordado no cotidiano das atividades educativas desenvolvidas na escola. Não foi verificada influencia significativa dos docentes sobre a percepção dos discentes. Observamos, porém, influência dos meios midiáticos.
In this paper, we analyze comparatively the environmental perception of teachers and students of a school semiarid Paraiba, relating the predominant perception of
the characteristics of the Caatinga and his approach in the school environment. It is a
participant research conducted from March to December 2011, in which through the
application of a questionnaire in the form of trail was identified that educators, teachers, students and students recognize the characteristics that make up the Caatinga biome and becomes a peculiar however, the naturalistic perspective, reflecting on how the issue is addressed in the daily educational activities in school. There was no significant influence on the teachers' perception of students. We note, however, influence of the midia.