A inclusão de temas ambientais nos cursos de ciências biológicas de universidades públicas paulistas

Lopes, Talita Mazzini; Zancul, Maria Cristina de Senzi

Abstract:

 
A Educação Ambiental (EA) é considerada um componente essencial na formação do indivíduo e sua inserção no contexto escolar exige profissionais capacitados para lidar com os temas que ela abrange. Os cursos de formação de professores devem incluir a dimensão ambiental em seu currículo. Apesar disso, pesquisas apontam que a inclusão da EA nas licenciaturas ocorre de maneira incipiente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a inserção de temas ambientais em cursos de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, de universidades públicas paulistas. Foram analisadas as ementas das disciplinas que compõem o currículo dos cursos, em relação ao número de tópicos que fazem referência à temática ambiental. Como resultados, constatamos que apesar de todos os cursos analisados incluírem a dimensão ambiental nas ementas de algumas disciplinas, isso ocorre de forma pouco significativa. Também verificamos que, na maioria das vezes, as disciplinas se restringem aos aspectos ecológicos das questões ambientais. Concluímos que os cursos analisados não atendem às recomendações da legislação quanto à inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores, em todas as disciplinas.
 
Environmental education (EE) is considered an essential component in individual education and requires prepared professionals to deal with the issues it covers. Teacher’s education courses should include the environmental dimension in their curriculum. Nevertheless, studies show that the EE in degrees occurs in an incipient way. This research aimed to analyze the inclusion of environmental issues in Biological Science teacher formation courses, at public universities in São Paulo. We analyzed the summaries of the disciplines in the curriculum of the courses in relation to the number of threads that refer to environmental issues. We found that the courses analyzed include the environmental dimension in the summaries of some disciplines, but in most of them, in an insignificant way. We also found that, in most cases, the disciplines are restricted to ecological aspects of environmental issues. We conclude that the investigated courses do not meet the recommendations of the legislation as regards the inclusion of the environmental dimension in the curriculum of teacher’s education.
 

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