Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Reginaldo dos
dc.contributor.author Frenedozo, Rita de Cássia
dc.date.accessioned 2013-09-10T18:23:20Z
dc.date.available 2013-09-10T18:23:20Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SANTOS, Reginaldo dos; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2856/1904>. Acesso em: Ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3756
dc.description.abstract Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa como princípio educativo, pode oferecer à prática do pensamento reconstrutivo, como contributo ao ensino de ciências, que também, visa à Alfabetização Científica e Tecnologia e a Educação Ambiental. Tal objetivo procurou responder a seguinte pergunta: A pesquisa como princípio educativo contribui com a promoção do pensamento reconstrutivo? Tal estudo se deu pela realização de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2011, junto a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Osasco-SP. A fundamentação teórica buscou aporte em Pedro Demo, António Cachapuz, entre outros autores. Os resultados alcançados revelaram que, a articulação do ensino de ciências por meio da pesquisa como princípio educativo, pode oferecer importantes contribuições à promoção do pensamento reconstrutivo, à Alfabetização Científica e Tecnologia, e Educação Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract With a focus on teaching methodology, this article reports a preliminary study of qualitative and quantitative approach, as part of discussions for a doctoral thesis which aimed to identify contributions that research as an educational principle, can offer to the practice of reconstructive thought as a contribution to science teaching, which also aims to Literacy in Science and Technology and Environmental Education. This objective sought to answer the following question: Research as an educational principle contributes to the promotion of reconstructive thought? This study was made for conducting a research program developed in 2011, along with high school students from a public school in Osasco-SP. The theoretical contribution sought in Peter Demo, Antonio Cachapuz, among others. The results showed that the articulation of science education through research as an educative principle can provide important contributions to the promotion of reconstructive thinking, Literacy, Science and Technology, and Environmental Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Alfabetização científica e tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Scientific and technological literacy pt_BR
dc.subject Science education pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.title Projetos de pesquisa como princípio educativo com vista à alfabetização científica e tecnológica para a educação ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record