Show simple item record

dc.contributor.author Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim
dc.contributor.author Ferraro Junior, Luiz Antônio
dc.date.accessioned 2013-09-13T20:14:43Z
dc.date.available 2013-09-13T20:14:43Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; FERRARO JUNIOR, Luiz Antônio. Política estadual de educação ambiental na Bahia: desa fios à participação democrática. Revista Eletrônica do Mestado em Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 217 – 236 , 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3534/2228>. Acesso em: 23 ago. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3768
dc.description.abstract O presente artigo apresenta aspectos relativos à democracia e participação social, na consulta pública para elaboração da Política e Programa Estadual de Educação Ambiental da Bahia. O processo foi concebido no âmbito da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - CIEA-BA. Nos anos de 2008 e 2009, a Diretoria de Educação Ambiental da Bahia e a CIEA-BA conduziram os seminários de consulta pública que envolveu aproximadamente 5000 pessoas. Foi uma prática inédita no estado, para elaboração de uma lei e programa. Esta pesquisa qualitativa envolveu pesquisa documental, questionários e entrevistas com a equipe executora da consulta pública. Os principais limites constatados foram o déficit de compreensão do conjunto de sujeitos envolvidos e a insuficiência do tempo, consideradas as causas históricas, estruturais e culturais que dificultam a participação política no Brasil. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents aspects of democracy and social participation related to public consultation to prepare the Policy and the State Program of Environmental Education of Bahia. The participatory process was designed by the Intersectorial Commission on Environmental Education of Bahia - CIEA-BA. In 2008 and 2009, the State Direction of Environmental Education of Bahia and CIEA-BA led seminars that involved nearly 5000 people. It was an innovative initiative in the state, for drafting a law and program. The qualitative study involved documental research, questionnaires and interviews with the people that coordinated the process. The main limits were the comprehension deficit of those involved and the lack of time in front of the historical, structural and cultural causes for the difficulties for political participation in Brazil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Participação social pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Social participation pt_BR
dc.subject Democracy pt_BR
dc.title Política estadual de educação ambiental na Bahia: desa fios à participação democrática pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record