Abstract:
Após enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar aos alunos e alunas afetados pelas enchentes um espaço privilegiado para reflexões sobre o meio ambiente e a qualidade de vida, tendo em vista a necessidade de superar as consequências danosas das enchentes, inclusive as de caráter psicológico. As oficinas foram desenvolvidas em escolas públicas municipais de União dos Palmares (AL) que aderiram voluntariamente ao projeto proposto pela Sala Verde Serrana dos Quilombos, órgão integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Neste artigo, são apresentadas e discutidas algumas percepções ambientais de jovens afetados pelas enchentes expressas na forma de mapas mentais produzidos ao longo das oficinas. Diante dos resultados obtidos, podemos considerar a pertinência de estudos de percepção em cenários de desastres ambientais no sentido de se configurar como uma oportunidade de discussão/proposição de soluções sobre fatores agravantes dos riscos ambientais envolvidos em situações dessa natureza; numa clara direção de superação de tais desafios para uma melhor convivência com o meio ambiente.
After floods which killed thousands of people in the states of Alagoas and Pernambuco, occurred in 2010, was organized at the same time, a cycle of workshops titled "Caminho das Águas" in order to provide students affected by the floods a privileged space for reflections on the environment and quality of life in view of the need to overcome the adverse consequences of flooding. The workshops were developed in public schools in União dos Palmares (AL) who voluntarily joined the project proposed by the Sala Verde Serrana dos Quilombos, integral body structure of the Municipal Education. In this article, we present and discuss some environmental perceptions of young victimized by flooding expressed in the form of mind maps produced during the workshops. Based on these results, we can consider the relevance of perception studies in environmental disaster scenarios in order to configure it as an opportunity of discussing/proposing solutions on aggravating factors of the risks involved in such situations, a clear direction of overcoming such challenges for better coexistence with the environment.