Educação ambiental e cartografias das práticas cotidianas de pesca na Ilha das Caieiras, Vitória, ES.

Martinelli, Flávia Silva; Agostini, Lidiane Pignaton; Gonzalez, Soler

Abstract:

 
Esta pesquisa problematiza a Educação Ambiental e os saberes socioambientais nas redes cotidianas da comunidade do bairro Ilha das Caieiras, localizada na região da Baía Noroeste de Vitória (ES). A pesquisa tem como objetivo geral problematizar a Educação Ambiental das práticas pesqueiras cotidianas da comunidade da Ilha das Caieiras por meio das experiências e dos cotidianos vividos por um grupo de estudantes da região. Os movimentos metodológicos foram traçados com os encontros com os estudantes, suscitando em algumas intervenções para a produção dos dados: mapa mental, conversas (narrativas) e produção de texto escrito. Os materiais produzidos pelo grupo de estudantes indicam dinâmicas espaciais e temporais que circunscrevem as práticas pesqueiras e os saberes socioambientais locais, ajudando-nos a problematizar as relações criadas entre a comunidade e o manguezal, assim como as mudanças em curso na atividade pesqueira. Fizemos também observações e registros de diários de campo com destaque para as dinâmicas cotidianas relacionadas com o nomadismo da paisagem e com as atividades pesqueiras do bairro Ilha das Caieiras. As conversas, os textos e os mapas produzidos pelos estudantes apontam relações insustentáveis entre a comunidade e o manguezal, na atualidade. Indicam também táticas, estratégias de (re)existência e diferentes usos dos sujeitos praticantes nas margens em relação às áreas de preservação ambiental dos manguezais configurando evidências de uma Educação Ambiental produzida, negociada e vivida com as redes cotidianas.
 
This research questions the Environmental Education (EE) and environmental knowledge in everyday community networks Caieiras Island, located in the Northwest region of the Vitória’s Bay (ES). The research aims to discuss the overall EE of daily fishing practices on the Ilha das Caieiras through the experiences lived by a group of students from the region. The methodological movements were traced in meetings with students, and these experiences have raised the following interventions for the production of data: mind map, narratives and production of written text. The materials produced by students indicate spatial and temporal dynamics that circumscribe practices and local knowledge, helping us to interpret the relationship created between the community and mangroves, as well as ongoing changes in fishing activity. We also made observations and records of field diaries highlighting the daily dynamics related to nomadism landscape and fishing activities in the neighborhood. The materials produced by students indicate unsustainable relations between the community and mangrove. They also indicate tactics, strategies (re) existence and uses of different subjects in face of environmental preservation areas, configuring evidence of an EE produced, traded and lived with daily networks.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos