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dc.contributor.author Silva, Nelma Bispo
dc.contributor.author Silva Júnior, Milton Ferreira da
dc.date.accessioned 2013-09-15T22:04:08Z
dc.date.available 2013-09-15T22:04:08Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SILVA, Nelma Bispo; JR SILVA, Milton Ferreira da. Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2894/1908>. Acesso em: Set 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3778
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa. pt_BR
dc.description.abstract This study aims at detecting whether the pedagogical practices implemented at the level of basic education in Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC), in Vitória da Conquista – BA, are environmentalist and communicative. It also intends to identify the concepts students have about environmental education and the environment. Such identification might serve as reference for other schools in the process of rethinking their praxis and the importance of the implementation of an interdisciplinary environmental thematic into classroom routine. It was found that some teachers, namely the Science and Geography ones, employ environmental pedagogical practices and that the perception of environmental education by sixth-grade students is developmentalist while their view of the environment is naturalistic. Former ninth-grade students, on the other hand, hold on to the critical concept of environmental education and possess an anthropocentric view of the environment. Some students recognize that the teachers encourage the dialogue in the classroom, allowing them to express their opinions freely. Finally, the study concludes that an approach to environmental issues is needed. One that is critical, reflective, contextualized, interdisciplinary and communicative. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas comunicativas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA pt_BR
dc.subject Environment Education pt_BR
dc.subject Practical pedagogical pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Educational Center the Professor Paulo Freire in Vitória da Conquista - BA pt_BR
dc.title Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas Comunicativas no Ensino Fundamental do Caic em Vitória da Conquista - BA. pt_BR
dc.type article pt_BR


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