A implantação da via mangue e os conflitos entre mobilidade urbana, meio ambiente e sobrevivência no Recife.

Marques, Paulo Alexandre Xavier

Abstract:

 
Discute-se neste trabalho acerca dos impactos socioambientais sofridos pelas populações das comunidades “Xuxa” e “Deus nos Acuda”, na cidade de Recife, após a sua remoção em maio de 2010 para o “Residencial III Via Mangue”, em função da construção da “Via Mangue”, um complexo projeto viário, que segundo a o governo municipal tem três finalidades: promover a mobilidade urbana, a proteção do meio ambiente e a inclusão social. Este artigo tem como base uma pesquisa de campo do tipo exploratória, que servirá como base para o desenvolvimento de uma dissertação de Mestrado em História. O mesmo pode contribuir para a Educação Ambiental, lançando luz sobre a problemática da representação das chamadas favelas e de seus moradores, que orienta políticas e projetos na maioria das vezes fundamentado em pressupostos equivocados, em geral superficiais, baseados em estereótipos que não permitem uma compreensão aprofundada sobre a realidade social, econômica, política e cultural em sua totalidade e complexidade. A referida pesquisa tem como fonte principal a oralidade dos próprios moradores, além de periódicos e pesquisas bibliográficas. Foram adotados como instrumentos para a coleta de dados a abordagem direta,através de entrevistas semiestruturadas, observações simples e análises fotográficas. As primeiras conclusões apontam para saltos qualitativos na qualidade das moradias, mas também para um processo sociocultural desestruturante, que contradiz os objetivos propostos pelo poder público na medida em que, em muitos aspectos, ameaça a sustentabilidade social a partir do agravamento dos conflitos urbanos.
 
This paper discusses about the environmental and social impacts suffered by the populations of the communities "Xuxa" and "Deus nos Acuda" in the city of Recife, after his removal in May 2010 to the "Residential III Via Mangue", due to the construction of "Via Mangue" a complex road project, which according to the municipal government has three purposes: to promote urban mobility, environmental protection and social inclusion. This article is based on a field exploratory research, which will serve as a basis for the development of a Master's thesis in History. This discussion can contribute to environmental education, shedding light on the issue of social representation of slums and its residents, which guides policies and projects most often based on wrong assumptions, generally superficial, based on stereotypes that do not allow an understanding depth look at the social, economic, political and cultural in its entirety and complexity. Such research has like the main source the orality of the residents themselves, plus periodicals and literature searches. It was used as instruments for data collection the direct approach, through semi-structured interviews, observations and simple photographic analysis. The initial findings point to qualitative leaps in the kind of housing, but also for a sociocultural deconstructive process, which contradicts the goals proposed by the government since it, in many ways, increases the social threat from the aggravation of urban conflicts.
 

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