Abstract:
Neste artigo, ponderamos sobre processos de significação que artefatos como vídeos e fotografias produzidos por Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientalistas suscitam entre estudantes do ensino
médio. Para pensar a esse respeito, criamos um ciclo de oficinas sobre meio ambiente na mídia direcionado a estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares, AL. Nestes encontros, as participantes foram convidadas a analisar fotografias e vídeos produzidos por ONGs ambientalistas para veiculação na mídia,
bem como discutir questões ambientais que estes materiais suscitavam. Ao tramar os fios da pesquisa, procuramos tecer conexões entre os diferentes elementos elaborados ao longo das atividades, de maneira a
possibilitar reflexões sobre o que se deu nas oficinas por meio de tópicos ou categorias de análise. Discutimos ao
longo do trabalho temas recorrentes durante os encontros, tais como a centralidade das árvores nos discursos ambientais, a visão catastrófica de meio ambiente e a importância da legislação ambiental. Por fim, percebemos que as campanhas ambientalistas das ONGs tiveram os seus discursos veiculados facilmente “reconhecidos” pelos participantes das oficinas; contudo, em alguns casos, houve um refletir mais apurado sobre o que se estava
vendo e ouvindo.
At this article, we ponder about the meaning-making processes which artifacts, such as videos and photos produced by environmentalists Non-Governmental Organizations (NGOs), raise amongst high school
students. To think about this, we created a cycle of workshops on environment in the media aimed at students from the State School Rocha Cavalcanti, in União dos Palmares, AL. In these meetings, participants were asked to examine photographs and videos produced by environmental NGOs to media coverage, and discuss environmental issues raised by these materials. By plotting the threads of this research, we tried to establish
relations of sense and similarity amongst the different elements developed during the activities so as to make reflections on what happened in the workshops on topics or categories of analysis. We discussed along this paper recurring themes during the meetings, such as the centrality of trees in environmental discourses, the catastrophic view of the environment and the importance of environmental legislation. Finally, we find that the campaigns ofenvironmental NGOs had its conveyed speeches easily "recognized" by workshop participants; however, in some cases, there was a more accurate reflection about what they were seeing and hearing.