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dc.contributor.author Cardoso, Rossana Barros
dc.contributor.author Cardoso, Tiago Augusto Lima
dc.contributor.author Camarotti, Maria de Fátima
dc.date.accessioned 2013-09-17T20:34:20Z
dc.date.available 2013-09-17T20:34:20Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation CARDOSO, Rossana Barros; CARDOSO, Tiago Augusto Lima; CAMAROTTI, Maria de Fátima. Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2793/1907>. Acesso em: Ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3798
dc.description.abstract Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada. pt_BR
dc.description.abstract Mangroves are coastal ecosystems between land and sea, and are subjected to tidal regime. Considering that mangroves have suffered several impacts, this work aims to analyze perceptions about environment and mangrove ecosystem of students and teachers from a school in Bayeux, Brazil. Educational workshops were developed with students, and learning was assessed applying questionnaires before and after the workshops. Questionnaires were also applied to teachers to investigate their knowledge about the subject. Results showed that more enduring interventions are needed to provide a satisfactory learning. However, we considered that development of activities about mangrove ecosystem contributed to raise awareness of students and teachers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Mangue pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Oficinas pedagógicas pt_BR
dc.subject Paraíba pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Educational workshops pt_BR
dc.subject Mangrove pt_BR
dc.subject Paraíba pt_BR
dc.title Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagem e percepção do ecossistema manguezal pt_BR
dc.type article pt_BR


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