Show simple item record

dc.contributor.author Bispo, Marciléia Oliveira
dc.date.accessioned 2013-09-17T20:44:01Z
dc.date.available 2013-09-17T20:44:01Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation BISPO, Marcileia Oliveira. A educação ambiental à luz de distintas representações e territorialidades. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 29, julho a dezembro de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2967/1893>. Acesso em: Ago 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3800
dc.description.abstract A educação ambiental é uma prática pedagógica desenvolvida na educação formal, ou seja, é a aplicação da dimensão ambiental no cotidiano escolar. Observamos atualmente multiplicidade de pesquisas que buscam constituir a educação ambiental como um campo de possibilidades de construção de um novo jeito de produzir conhecimento, um novo jeito de pensar sobre a realidade. O presente estudo, nesse contexto, enfatiza as representações construídas por determinados grupos que podem contribuir para a prática da educação ambiental nas escolas públicas. O local escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi a Ilha do Bananal e entorno – Tocantins, especificadamente nos municípios de Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. O principal objetivo do trabalho foi analisar como os sujeitos que residem na Ilha do Bananal e no seu entorno – estado do Tocantins – se relacionam com este espaço e constroem territorialidades, visando entender as representações construídas pelos colaboradores da investigação sobre a Ilha do Bananal, e de que forma este conhecimento pode contribuibr para a prática da educação ambiental nas escolas públicas do entorno da Ilha. pt_BR
dc.description.abstract The environmental education is an educational practical developed in the formal education of environmental dimension in the daily social. We observe nowadays the multiplicity of resources what goes get to constitute, a new way to produce knowledge a new way to think about the reality. Therefore, the present study emphasize the representations, built for determined groups and that can contribute for a practice of a environmental education in the public schools. The place chosen for development of resource was Bananal Island and outskirts – TO, especially in the city hall Pium, Cristalândia, Confusion Lake and Formoso do Araguaia. The main objective of the study was to analize as the guys which live in the Bananal Island and outskirts – TO relate with this place and construct territorialities, aiming to understand the representations constructe by colaboraters of investigation about Bananal Island and that forms this knowledge can contribute for the practice he environmental education in the public schools of outskirts of Island. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Representações pt_BR
dc.subject Territorialidades pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Representations pt_BR
dc.subject Territorialities pt_BR
dc.title A educação ambiental à luz de distintas representações e territorialidades. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record