Show simple item record

dc.contributor.author Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.author Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
dc.date.accessioned 2013-09-20T19:10:32Z
dc.date.available 2013-09-20T19:10:32Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation TORRES, Juliana Rezende; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Atributos da educação ambiental escolar no contexto educacional brasileiro: do movimento ambientalista internacional ao nacional. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3109/1780>. Acesso em: Set 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3818
dc.description.abstract Estudos têm evidenciado a dificuldade de implementação da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar brasileiro. Diante disto, objetiva-se neste trabalho explicitar os principais atributos da EA escolar a fim de que a efetivação destes subsidiem a formação de sujeitos crítico-transformador via práticas pedagógicas interdisciplinares. Para tal, a metodologia adotada pautou-se em um estudo teórico-reflexivo envolvendo a pesquisa e a análise de documentos oficiais internacionais e nacionais voltados à EA para o delineamento dos principais atributos da EA escolar, no Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que as orientações das políticas públicas voltadas à EA, a partir do final da década de 1990, acenam para uma perspectiva Crítica de EA com base em atributos como: o enfoque humanista, democrático e participativo; a consideração da concepção globalizante de meio ambiente; a dimensão de sustentabilidade; o pluralismo metodológico na perspectiva da interdisciplinaridade. No âmbito da EA escolar, destacam-se os seguintes atributos: a perspectiva transdisciplinar/interdisciplinar, crítica e problematizadora; a contextualização; os processos educacionais participativos; a articulação das dimensões local e global; a produção e disseminação de materiais didáticopedagógicos e sua avaliação crítica; o caráter contínuo e permanente da EA como processo educativo. pt_BR
dc.description.abstract Studies have shown the difficulty of implementation of Environmental Education (EE) in Brazilian school context. Given this, the objective of this work is explicit the main attributes of the School EE so that the realization of these attributes subsidize the training of critical-transformative subjects through interdisciplinary teaching practices. To this end, the methodology adopted was based on a theoretical-reflexive study involving the research and the analysis of international and national officials documents dedicated to the Environmental Education for the design of the main attributes of school EE, in the Brazilian educational context. Among the main results it be outstand that the guidelines of public policies related to EE, from the late 1990s, wave to a Critical perspective of EE based on attributes like: the humanist, democratic and participative focus; the consideration of the globalizing conception of environment; the dimension of sustainability; the methodological pluralism in the interdisciplinary perspective. In the context of School EE, it be outstand the following attributes: the transdisciplinary/interdisciplinary, critical and problematizing perspective; the contextualization; the participative educational processes; the articulation between the local and global dimensions; the production and dissemination of didactic-pedagogic materials and its critical evaluation; the permanent character of EE as an educational process. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject Currículo Interdisciplinar pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Public Policy pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.title Atributos da educação ambiental escolar no contexto educacional brasileiro: do movimento ambientalista internacional ao nacional. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record