Show simple item record

dc.contributor.author Strieder, Roque
dc.date.accessioned 2013-09-23T18:45:55Z
dc.date.available 2013-09-23T18:45:55Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation STRIEDER, Roque. Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, p. 02-16, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3114/1785>. Acesso em: 05 set. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3836
dc.description.abstract Uma reflexão bibliográfica como contribuição/convite para criar uma mudança de mentalidade sobre a natureza humana como uma das condições para a construção e a vivência do cuidado ambiental. Uma vivência possível se a decisão estiver comprometida com a sensibilidade do cuidado estendida para todas as formas vivas. A problemática motivadora: que experiências formativas contribuem para criar desejos em direção à superação de entraves teóricos, filosóficos e teológicos, que ainda abastecem a ganância utilitarista e dominadora nas relações humanas para com a natureza? Como objetivo: verificar as possibilidades de oferecer experiências formativas que permitam a criação de desejos de cuidado e colaboração, no universo das relações humanas para com a natureza. Os resultados indicam que cuidar da natureza mostra-se mais difícil do que parece e pregar a preservação é mais importante do que praticar. Nosso imaginário deseja as benesses da tecnociência realimentando o antropocentrismo, enquanto continuamos com dificuldades para vivenciar a interdependência. Concluímos que as parcerias do racionalismo tecnocientífico com a economia e a lógica consumista, obstrui a sensibilidade do cuidado. Que a possibilidade da educação ambiental passa pela oportunidade de vivenciar imaginários não centrados no ser humano, mas que o incluam, restaurando a face da sensibilidade solidária para com a natureza e a vida nas suas mais diversas formas e manifestações. pt_BR
dc.description.abstract A bibliographic reflection as a contribution/invitation to create a change in mindset about human nature as a condition for the construction and experience of environmental care. A possible experience if the decision is committed to the sensitivity of the care extended to all living forms. The motivating problem: what formative experiences contribute to create desires in relation to the overcoming of theoretical, philosophical and theological barriers that still supply the utilitarian and domineering greed in human relations towards nature? Objective: verify the possibilities of providing formative experiences that enable the creation of desire of caring and collaboration in the universe of human relations towards nature. The results indicate that caring for nature proves more difficult than it looks and preach preservation is more important than practice. Our imagination wants the benefits of technoscience feeding the anthropocentrism, as we continue to experience difficulties to experience the interdependence. We conclude that the technoscientific rationality partnerships with economy and consumerist logic block sensitivity of care. That the possibility of environmental education is the opportunity to experience imaginations not centered on human, but which include him, restoring the face of the solidarity sensitivity towards nature and life in its various forms and manifestations. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Experiências formativas pt_BR
dc.subject Cuidado e ética pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Formative experiences pt_BR
dc.subject Care and ethics pt_BR
dc.title Educação ambiental versus natureza humana do homo rapiens ao homo sapiens pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record