Show simple item record

dc.contributor.author Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
dc.contributor.author Conceição, Luiz Carlos Silva
dc.contributor.author Freitas, Nádia Magalhães da Silva
dc.date.accessioned 2013-09-23T18:49:32Z
dc.date.available 2013-09-23T18:49:32Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation VASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3837
dc.description.abstract Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva. pt_BR
dc.description.abstract Perhaps the development has been the most desirable way for humanity throughout the twentieth century. The concept of development has a long history of building, being also the subject of debate and controversy. And therefore, the most discussed and revised during the early twenty-first century, due to some aspects that cover this topic, such as the economic crisis, social inequality, hunger, violence, among others. Accordingly, we propose to broaden the understanding of knowledge about natural phenomena and the development process, mediated by the assumption of scientific education and the CTS approach. This essay aims to bring elements that collaborate to justify the need for inclusion of the theme of sustainable development in scientific education, especially in science education. Furthermore, we point out some possible paths for this perspective. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação científica pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject CTS pt_BR
dc.subject Scientific education pt_BR
dc.subject Sustainable development pt_BR
dc.subject CTS pt_BR
dc.title Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record