Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico.

Carvalho, Emerson Machado de; Chacur, Mônica Mungai

Abstract:

 
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um jogo de tabuleiro como instrumentação didática do ensino básico, na tentativa de tornar-se uma ferramenta de qualidade para ser utilizado em salas de aula e em eventos públicos. O conteúdo informativo do jogo foi cuidadosamente elaborado, tendo como base as premissas do tema transversal “Meio Ambiente” para terceiro e quarto ciclos conforme os PCNs. No entanto, a percepção dos alunos sobre questões do meio ambiente esteve ancorada em conceitos sustentados por idéias antropocêntricas e ecológicas. Após a aplicação do jogo os alunos apresentaram um repertório de novos conceitos sobre meio ambiente, principalmente relacionados ao conteúdo explorado no jogo. Também foi observada a necessidade de adequações do jogo em relação às questões culturais e regionais, bem como trabalhar na equidade participativa e interativa dos jogadores. Assim, ao trabalhar com a percepção dos alunos, visando sua inserção crítica das transformações antrópicas ao ambiente, buscando o despertar da consciência por meio da problematização dos temas pertencentes ao cotidiano, o jogo propõe uma significativa contribuição teórica e metodológica para a prática da Educação Ambiental Crítica.
 
This study aimed to develop and evaluate a board game as instrumentation for teaching primary school in an attempt to become a quality material to use in classrooms and in public events. The information content of the game was carefully designed, based on the assumptions of transverse theme "Environment" for the third and fourth cycles of the PCNs. However, the perception of students about problems of the environment was supported in concepts that diverged in ecological and anthropocentric ideas. After application of the game the students presented a repertoire of new concepts about the environment, mainly related to the content explored in the game. We observed the need of adaptations of the game regarding cultural and regional subjects, as well as the need to improve the justness of the participation and interaction of the students. Thus, when working with the students' perception, aimed at inserting critical of anthropogenic changes to the environment, seeking the awakening of consciousness through the problem of daily themes, the game offers a significant theoretical and methodological contribution to the practice of Critical Environmental Education.
 

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