Show simple item record

dc.contributor.author Suleiman, Miriam
dc.contributor.author Zancul, Maria Cristina de Senzi
dc.date.accessioned 2013-09-25T12:16:40Z
dc.date.available 2013-09-25T12:16:40Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SULEIMAN, Miriam; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. 28, p. 1-15, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3131/1793>. Acesso em: 10 set 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3885
dc.description.abstract Neste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizados nos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi analisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents the results of a study on how themes related to environment are presented in science textbooks used in Public Schools in the city of São José do Rio Preto, in the State of São Paulo, Brazil. Ten schools, located in different parts of the city, were randomly selected, and the science textbooks used in 2008 and 2009 were identified. The three most adopted books were analyzed in order to examine the environmental view they expressed. Considering the wide use of textbooks as a guide in directing the work of teachers, we believe that a study of the approach to the environmental topics can help us to understand important aspects of school practices concerning these themes. This study is part of our Masters research which aimed at analyzes how science teachers approach environmental topics in elementary schools. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Temática ambiental pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Textbooks pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.title Meio ambiente no ensino de ciências: análise de livros didáticos para os anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record