Abstract:
A gestão participativa é um dos aspectos inovadores da Política Nacional dos Recursos Hídricos. O presente artigo objetivou principalmente investigar a percepção ambiental dos atores sociais em três
comunidades inseridas na sub-bacia do Alto Piranhas, sertão paraibano, no que se refere ao gerenciamento hídrico. Pesquisou-se as concepções dos agentes sociais no tocante à gestão participativa, como os mesmos estão
organizados para implantação da Política Estadual dos Recursos Hídricos e as ações que os órgãos gestores estão desenvolvendo junto a essas comunidades. Buscou-se também refletir sobre a importância do estudo da
percepção ambiental, aliada às ações de educação ambiental dentro do processo de implementação dessa gestão participativa. Utilizou-se dos pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa qualitativa, bem como elementos da pesquisa fenomenológica. As técnicas de coletas de dados compreenderam: entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Os atores sociais mostraram um total desconhecimento em relação ao termo gestão participativa dos recursos hídricos. A existência de Associações de Usuários de Água foi identificada em apenas uma, das três comunidades estudadas. Junto às mesmas, não há o desenvolvimento de ações de educação
ambiental voltadas para gestão hídrica. Compreende-se que, a partir do entendimento que a mudança de pensamento e comportamento só ocorrerá através de um processo contínuo de educação é que poderemos pensar em uma gestão participativa dos recursos hídricos paraibanos.
Participatory management is one of the innovative aspects of the Brazilian Policy of Water Resources. This paper aimed primarily to investigate the environmental perception of social actors in three
communities, within the sub-basin of the Alto Piranhas, sertão paraibano regarding the management of water. The following points were investigated: the conceptions of those social agents regarding the participatory management; how they are organized to implement the State Policy on Water Resources, and which actions are
being developed within these communities. It also reflected on the importance of studying the combined actions: Environmental Awareness and Environmental Education for the implementation process of participatory management. This work was supported by the theoretical-methodological elements of qualitative research and phenomenological research. The data collection techniques adopted were: semi-structured interviews and participant observation. The social actors showed complete ignorance about the term participatory management of water resources. Amidst the three communities, only one has a Water Users' Association. In the researched communities there is no development of environmental education activities, aimed at water management. Based on the understanding, that the change in thinking and behavior will only occur through a continuous process of education, we can think of a Participative Management of Water Resources.