Análise da educação ambiental no estado da Bahia: apoio á elaboração de política pública estadual

Silva, Monique Oliveira da; Schiavetti, Alexandre

Abstract:

 
No Brasil, a preocupação com a qualidade ambiental se manifestou em 1981, com a Lei Federal n° 6.938, instituindo a Política Nacional do Meio Ambiente. Foi com a Lei Federal nº. 9.795/99 PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental), que foi implementada a Educação Ambiental em todos os níveis, formal e informal e em todas as faixas etárias. Na Bahia, a Política de Educação Ambiental para o Estado foi instituída em janeiro de 2011. O objetivo deste trabalho foi identificar como estão organizados doze dos vinte e seis Territórios de Identidade do Estado da Bahia quanto ao seu status atual na Educação Ambiental. O trabalho foi realizado por meio da aplicação de oitocentos e três questionários em doze Territórios de Identidade pela CIEA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que apenas três territórios de identidade possuem semelhanças no desenvolvimento das ações de educação ambiental, sendo assim, espera-se que com a regulamentação da Lei de Educação Ambiental para o Estado da Bahia, esta venha facilitar a condução das ações de educação ambiental para o Estado a fim de solucionar os problemas ambientais.
 
In Brazil, the concern for environmental quality was manifested in 1981 with the Federal Law No. 6938, establishing the National Environmental Policy. But it is the Federal Law no. 9.795/99 PNEA - Política Nacional de Educação Ambiental (National Policy for Environmental Education), that was declared the implementation of environmental education at all levels, formal and informal, and ages groups. In Bahia the Environmental Educaation Policy was established in January 2011. The aim of this study was identify how 12 of the 26 identity territories of Bahia are organized and its current status in Environmental Education. Data were obtained from 803 questionnaires applied by CIEA - Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Interagency Commission on Environmental Education) in 12 identity territories. The results showed that only three territories are similarities in the developmente of environmental education, so it is expected that with regulations of the Bahia Environmental Education Law, the conduct of environmental education for the State to solve environmental problems is facilitated.
 

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