Show simple item record

dc.contributor.author Guimarães, Leandro Belinaso
dc.contributor.author Zimmermann, Narjara
dc.date.accessioned 2013-10-02T20:43:17Z
dc.date.available 2013-10-02T20:43:17Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Leandro Belinaso; ZIMMERMANN, Narjara. Práticas pedagógicas multiplicadoras de saberes sobre o ambiente. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3187/1851>. Acesso em: 29 Set 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 15171256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3945
dc.description.abstract Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque. pt_BR
dc.description.abstract A pedagogical discipline to undergraduate students who are preparing to be science and biology teachers, created courses to high school students from a public school in an environmental state Park. The main aim was to assist undergraduate students in the design of a curriculum, not only to schools, but also to the other non-formal educational spaces. The paper discusses the pedagogical formation through the courses that articulated knowledge from everyday life and schools curriculum. The important question is the views and the narratives about the environment created in the courses. From the cultural studies’ perspective, the article concludes that knowledge acquired during the courses multiplies, increases and stimulates other views about the environment. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas multiplicadoras de saberes sobre o ambiente. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record