dc.contributor.author |
Guimarães, Leandro Belinaso |
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dc.contributor.author |
Zimmermann, Narjara |
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dc.date.accessioned |
2013-10-02T20:43:17Z |
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dc.date.available |
2013-10-02T20:43:17Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Leandro Belinaso; ZIMMERMANN, Narjara. Práticas pedagógicas multiplicadoras de saberes sobre o ambiente. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3187/1851>. Acesso em: 29 Set 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
15171256 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3945 |
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dc.description.abstract |
Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de
proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das
experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo
multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pedagogical discipline to undergraduate students who are preparing to be science and biology teachers, created courses to high school students from a public school in an environmental state Park. The main aim was to assist undergraduate students in the design of a curriculum, not only to schools, but also to the other non-formal educational spaces. The paper discusses the pedagogical formation through the courses that
articulated knowledge from everyday life and schools curriculum. The important question is the views and the narratives about the environment created in the courses. From the cultural studies’ perspective, the article
concludes that knowledge acquired during the courses multiplies, increases and stimulates other views about the environment. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Formação de Professores |
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dc.subject |
Educação Ambiental |
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dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
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dc.title |
Práticas pedagógicas multiplicadoras de saberes sobre o ambiente. |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |