Abstract:
A Política Nacional de Educação Ambiental contempla a Educação Ambiental em sua
perspectiva formal e não-formal, o direcionamento dessa pesquisa se dá na busca de compreender a aplicabilidade da Educação Ambiental na Companhia Docas do Pará, tratando-se de uma sociedade de economia mista, que se relaciona com investimentos públicos e privados. A abordagem aqui utilizada adota o marxismo, buscando compreender o papel da Educação Ambiental diante da insustentabilidade do sistema capitalista e suas repercussões. Tendo como
base documental, relatórios do Projeto de Educação Ambiental do Terminal Petroquímico de Miramar, bem como, experiências oriundas da observância dos diálogos para a implantação do Projeto. Entendendo a importância de se pensar a Educação Ambiental para além dos muros da escola, uma vez que a Educação, para além do processo ensino aprendizagem, impregna nosso
cotidiano.
The National Environmental Education Policy contemplates environmental education on its formal and non-formal perspective, the direction of this research takes place in order to understand the applicability of environmental education in Pará State Dock Company, a mixed capital company which is related to public and private investments. The approach used adopts Marxism, seeking to understand the role of environmental education before untenability of capitalism and its repercussions. The research is documentally based on reports of Miramar Petrochemical Terminal Environmental Education Project, as well as on experiences from observing dialogues for implantation of that Project. Under the comprehension of the importance of considering environmental education beyond academy walls, once education, in addition to learning process, permeates our daily lives.