Abstract:
A produção de documentário pelos educandos é uma das formas de possibilitar a educação em torno do ambiente, pois há interação entre os alunos, construção do conhecimento a respeito do tema e atrai a atenção para entender um pouco a respeito do que os cerca. Neste artigo, nos propusemos discutir em que medida a produção de um documentário pelos educandos e professora auxilia na educação ambiental. Para tanto, trabalhamos com vinte e dois alunos do sétimo ano do ensino fundamental durante alguns encontros para discussão a respeito do tema, dos roteiros, das filmagens e edição dos vídeos. Assim, constatamos que produzir documentário com os alunos torna-os atores da aprendizagem, capazes de conviver em grupo, promove a comunicação, favorece uma visão sob aspectos sociais, culturais e econômicos.
Encouraging students to make a documentary film is one of the ways to enable them to learn about the environment because there is interaction among students and construction of knowledge in the subject. Besides, it draws their attention to what surrounds them and helps them understand it. In this paper, we aimed at discussing to what extent making a documentary film helps students and teachers in Environmental Education. Therefore, we set a few meetings with twenty two seventh graders in order to discuss the topic, the scripts, the filming and the edition of the videos. Results show that making a documentary with students enables them to become learning agents who work in teams, to foster communication and to develop social, cultural and economic understanding of the world.