Show simple item record

dc.contributor.author Polli, Anderson
dc.contributor.author Signorini, Tiago
dc.date.accessioned 2013-12-18T19:55:47Z
dc.date.available 2013-12-18T19:55:47Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation POLLI, Anderson; SIGNORINI, Tiago. A inserção da educação ambiental na prática pedagógica. Ambiente & Educação V. 17/ Nº 2 / 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2595/2169>. Acesso em: DEZ 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 14138638
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4281
dc.description.abstract A modificação dos hábitos e o resgate de valores podem ser mantidos e restaurados através da aplicação de princípios e práticas da Educação Ambiental nos mais diferentes segmentos sociais, especialmente no contexto escolar. Para tanto, essa pesquisa bibliográfica buscou mostrar aos atuais e futuros educadores a importância e a necessidade da inserção da educação ambiental na prática pedagógica. A interferência humana no ciclo da natureza tem desencadeado graves consequências para a manutenção das diferentes formas de vida no planeta. Diante disso, surgem movimentos ecológicos que buscam sensibilizar a sociedade sobre a causa e os efeitos dos problemas ambientais. A escola, portanto, deve usar a educação ambiental como ferramenta metodológica interdisciplinar para oferecer aulas dinâmicas e contextualizadas buscando resgatar o elo perdido com a natureza, entender e modificar a relação homem-homem e homem-ambiente. Projetos ambientais implantados em instituições escolares devem ser fundamentados na cooperação, participação e geração de autonomia dos atores envolvidos, promovendo interação, conscientização e mudança de comportamento. pt_BR
dc.description.abstract This bibliographic research aimed at showing, to educators and educators -to-be, the importance and the need to insert Environmental Education in the pedagogical practice, so that it may raise awareness to change habits and rescue values through principles and practices of Environmental Education in the school context. Due to human interference in the nature cycle -a fact which changes its sustainable patterns and triggers severe consequences to human survival and other forms of life on the planet -ecological movements have been developed in order toraise awareness regarding the causes and the effects of environmental problems so that the missing link between man and nature can be rescued and the relations among men can be understood and changed. The methodological basis of Environmental Education is to permeate all school disciplines and provide a holistic view of the environment. Therefore, teachers’ responsibility is to teach practical and dynamiclessons to make students observe and comprehend human interventions in the social environment and come up with solutions for environmental problems. It may be developed by projects that involve continuous work, a partnership between the school and the community, aiming to construct citizenship and awareness of the need for changes in people’s everyday attitudes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Inserção pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Insertion pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.title A inserção da educação ambiental na prática pedagógica. pt_BR
dc.title.alternative The insertion of environmental education in the pedagogical practice. pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record