dc.contributor.author |
Giacomin, George Scarpat |
|
dc.contributor.author |
Ohnuma Jr., Alfredo Akira |
|
dc.date.accessioned |
2014-02-20T21:26:55Z |
|
dc.date.available |
2014-02-20T21:26:55Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
GIACOMIN, George Scarpat; JR OHNUMA, Alfredo Akira. A pegada hídrica como subsídio a ações de educação ambiental. AMBIENTE & EDUCAÇÃO | vol. 17(1) | 2012 125. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/2433/1671>. Acesso em: JAN 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
14138638 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4345 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tenta, através da conscientização da utilização sustentável da água associada ao conhecimento de pegada hídrica, transformar a forma de agir do ser humano. Há necessidade de se iniciar um processo de educação ambiental voltado para o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, objetivando a redução do consumo e poluição da água, e consequentemente, a redução da pegada hídrica. Devemos promover uma educação ambiental focada na sustentabilidade para agricultores, empresários de todos os ramos e da população em geral. Também se deve fomentar a mobilização social e consolidar a idéia da cidadania participativa ou da cidadania ecológica. Esse fomento só será possível se o Estado e toda a sociedade civil se inserirem com empenho nestes projetos de educação ambientalmente sustentável, patrocinando e incentivando a criação dessa nova cultura e programas educacionais. Este contexto contribuiu para a definição do objetivo deste trabalho que é analisar a pegada hídrica através da ótica da educação ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims at changing human beings’ acts by raising awareness of the
sustainable use of water associated with the knowledge of water footprint. An
Environmental Education focused on responsible and sustainable use of water resources must be implemented in order to reduce water consumption and pollution and, consequently, water footprint. We must promote Environmental Education focused on sustainability for farmers, entrepreneurs in all areas and the general public. Besides, social mobilization should be triggered and the idea of participatory and ecological citizenship should be consolidated. It will only happen if the State and the whole society commit to projects of environmentally sustainable education, sponsor and support the development of a new culture and educational programs. This context
contributed to define the scope of this study: the analysis of water footprint in
the light of Environmental Education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Pegada Hídrica |
pt_BR |
dc.subject |
Escassez de água |
pt_BR |
dc.subject |
Água Virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Water footprint |
pt_BR |
dc.subject |
Water scarcity |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual water |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.title |
A pegada hídrica como subsídio a ações de educação ambiental. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Water Footprint As A Trigger For Actions In Environmental Education. |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |