Abstract:
A qualidade e a democratização da educação são temas recorrentes nos discursos das políticas públicas educacionais. Porém, o conteúdo das preocupações e reflexões a respeito desses assuntos é, sempre, perpassado por concepções conforme o ponto de vista dos analistas, dos atores sociais e dos gestores públicos. Mas, deve ser relacionado aos contextos do debate e ao lugar nos quais se encontra cada ator no conflito por definir seus significados. Para dar um estatuto teórico a reflexão na trilha de Henri Acselrad (2009) remeto-a “à discussão sobre a reprodução social”, ou seja, à “reprodução no tempo das condições materiais de constituição das relações sociais”. A sustentabilidade das cidades/sociedades está diretamente relacionada à manutenção das diversas identidades socioculturais dos grupos humanos. Semelhante processo ocorre em relação à definição de uma educação de qualidade e à sua gestão. Na primeira parte, apresento uma interpretação do “pano fundo” sobre o qual, as políticas educacionais e os temas se desenvolvem na atualidade. Na segunda, discuto a qualidade e a gestão relacionado-as aos projetos, utopias e valores em conflito referido as classes e aos projetos de sociedade. Portanto, o conteúdo da qualidade e a gestão deveria ser relacionado a sustentabilidade do que, porque e para quem? Tal questão é desenvolvida ao final, seguido de comentários finais.
The quality and the democratization of the education are recurrent subjects in the speeches of educational the public politics. However, the content of the concerns and reflections regarding these subjects, always, are permeated by conceptions in agreement the point of view of the analysts, the social actors and the public managers. But, it must be related to the contexts of the debate and the place in which if it finds each actor in the conflict for defining its meanings. To give to a theoretical statute the reflection in the track of Henri Acselrad (2009) I refer to “the discussion to it on the social reproduction”, that is, to the “reproduction in the time of the material conditions of constitution of the social relations”. The sustainability of the cities/society directly is related to the maintenance of the various sociocultural identities of the human groups. Similar process occurs in relation to the definition of an education of quality and to its management. In the first part, present an interpretation of the “deep cloth” on which, the educational politics and the subjects if develop in the present time. In second, discuss the quality and the management related them it the projects, utopias and values in cited conflict the classes and to the projects of societ. Therefore, the content of the quality and the management should be related the sustainability of what, because and for who? Such question is developed to the end, followed offinal comments.