Show simple item record

dc.contributor.author Machado, Carlos Roberto da Silva
dc.contributor.author Chaigar, Vania Alves Martins
dc.contributor.author Aguirre, Kathleen
dc.contributor.author Rodrigues, Eron da Silva
dc.date.accessioned 2015-05-22T16:33:17Z
dc.date.available 2015-05-22T16:33:17Z
dc.date.issued 2013-08
dc.identifier.citation Machado, C.; Chaigar, V.; Aguirre, K.; Rodrigues, E.. Ensino de história, leituras da cidade e memória: narrativas que revelam a comunidade.. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, 2013. Disponível em: <http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/247/200>. Acesso em: 24 maio 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-0620
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4885
dc.description.abstract Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes características, cada comunidade tem suas manifestações culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica, enfim, as características específicas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada é uma produção histórica neste contexto, revelando parcela da memória de uma comunidade através de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lázaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivação de relacionar a fonte oral com o ensino de História. Descobrimos que de um cenário, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteúdo rico que o envolve e o faz perceber-se como agente histórico. pt_BR
dc.description.abstract This paper addresses the diversity in the field of didactics in teaching history, proposing another design for the students of primary, presenting them as subjects of their own history and readings of the city as a methodology. A city has different characteristics, each community has its cultural events, like a large map, with various readings. With the objective to bring the student of its object of study dedicated to working in the conceptions of the city and its social, cultural and economic, finally, the specific characteristics of a given society. The research reported is a historical production in this context, revealing portion of the memory of a community through narratives of a resident, considered the protagonist of the medium studied. It was a casual conversation with Mr. Lázaro Ceroni, a resident of the locality Bolaxa in the city of Rio Grande - RS, which appeared perspective and motivation to relate the source oral history teaching. We found that a scenario often unnoticed, in the student community comes a rich content that surrounds and is perceived as historical agent. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cidade pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Comunidade pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject City pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Community pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.title Ensino de história, leituras da cidade e memória: narrativas que revelam a comunidade pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record