dc.contributor.author |
Matta, Caroline Rodrigues da |
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dc.contributor.author |
Schmidt, Elisabeth Brandão |
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dc.date.accessioned |
2015-05-29T00:42:21Z |
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dc.date.available |
2015-05-29T00:42:21Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
SCHMIDT, Elisabeth Brandão; MATTA, Caroline Rodrigues da. O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em Educação Ambiental sobre as sociedades sustentáveis?. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 19, n. 2, p. 108-119, 2014. Disponível em: <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewArticle/1889>. Acesso em: 25 maio 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2178-4612 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4934 |
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dc.description.abstract |
Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado em
Educação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos
educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em
Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistas
semiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em
Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa
recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-
Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação
Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva
(ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com
os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram
consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das
entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade como
um tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de
sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam
embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um
desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questões
socioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This text was based on a Master’s thesis in Environmental
Education whose objective is to understand how well-known
environmental educators who work in post-graduate programs in
education, in Brazil, conceptualize sustainability. Semi-structured interviews
were carried out with researchers that take part in the Grupo de Trabalho em
Educação Ambiental (GT22) at theAssociação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Educação (ANPED). They were chosen because they are
connected to post-graduate programs in Education and develop research
in Environmental Education. Textual Discourse Analysis (TDA) by Moraes
and Galiazzi was applied to the data. Authors such as Loureiro, Leff, Tristão
and Carvalho were used and referenced to establish a dialogue with the
empirical data. The data analysis provided evidence regarding the way the
researchers understand sustainability as a transversal theme with many
meanings. The construction of sustainable societies based on non-capitalist
socioeconomic relations was also discussed. Changes should be triggered
by innovation related to socioenvironmental issues towards truly sustainable
societies, rather than by arbitrary development. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedades sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de pesquisa em educação |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable societies |
pt_BR |
dc.subject |
Research methodology in education |
pt_BR |
dc.title |
O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em educação ambiental sobre as sociedades sustentáveis? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The sustainability paradigm: what do researchers in environmental education think about sustainable societies? |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |