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dc.contributor.author Salort, Michelle Coelho
dc.contributor.author Schmidt, Elisabeth Brandão
dc.date.accessioned 2015-05-29T00:46:08Z
dc.date.available 2015-05-29T00:46:08Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SALORT, Michelle Coelho; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. especial, p. 69-86, 2014. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/4855>. Acesso em: 27 maio 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4935
dc.description.abstract O sentido de pertencimento, primordial nas relações do sujeito com o meio, pode ser fruto das conexões entre Arte e Educação Ambiental, duas áreas que se aproximam e se complementam, potencializando processos sociais interativos, criativos e cognitivos. Nessa perspectiva, defendemos o uso da tecnologia como uma ferramenta aliada nos processos pedagógicos que propiciam a mudança de conduta dos sujeitos em direção a outras formas de relacionamento com o outro, com o meio ambiente. Apresentamos a proposta de um ambiente virtual de Arte/Educação Ambiental – o AVArte, como alternativa pedagógica para o ensino da Arte e para a efetivação de processos de Educação Ambiental no contexto escolar. O AVArte não se configura apenas como uma ferramenta de inclusão tecnológica. Pretende ser um meio de instigar o desejo de aprender em um ambiente que propicia a convivência em uma cultura digital, despertando o interesse por conhecer o patrimônio histórico, artístico, cultural e natural do lugar em que vivem os estudantes. A partir da apropriação desse conhecimento poderão ser estabelecidas relações de pertencimento com tais lugares. O AVArte é, pois, um potencializador do desejo, tanto para a concretização de uma educação com mais qualidade, quanto para transformar as relações do sujeito com o outro e com o seu entorno. pt_BR
dc.description.abstract The sense of belonging, which is fundamental in relations between a subject and the environment, may result from connections between Arts and Environmental Education since both areas not only intertwine and complement each other but also trigger interactive, creative and cognitive social processes. From this perspective, we have defended the use of technology as a tool for pedagogical processes which enable subjects to change their behavior in order to develop new forms of relationships with others and the environment. Therefore, we have proposed a virtual environment for Arts/Environmental Education, the so named AVArte, to become a pedagogical tool for Arts teaching and for the development of processes in Environmental Education in school contexts. However, it is a way to instigate the wish for learning, rather than a mere tool for technological inclusion, since it enables learners to share a digital culture besides triggering their interest in the historical, artistic, cultural and natural heritage of the places where they live. When knowledge is acquired, new relations and the sense of belonging can be established with these places. Thus, AVArte triggers wish, not only for better education, but also for changes in relations with others and with the surroundings. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pertencimento pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Ensino da arte pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Sense of belonging pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Arts teaching pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title O ambiente virtual de aprendizagem como potencializador da Arte/Educação ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


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