Abstract:
Inovar é um dos elementos fundamentais para garantir a competitividade das empresas no
ambiente de negócios contemporâneo. A inovação pode ser definida como o desenvolvimento
de produtos ou serviços com valor percebido no mercado. Nesse contexto, discussões sobre
competitividade e inovação no agronegócio, particularmente na ovinocultura, vêm ganhando
cada vez mais espaço. Assim, este estudo objetiva analisar o processo de desenvolvimento de
um novo produto em uma empresa do segmento de ovinocultura. Para tanto, realizou-se um
estudo de caso único, em que foram entrevistados os proprietários de uma empresa localizada
estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir de três categorias do
processo de desenvolvimento de produto baseadas na literatura: pré-desenvolvimento,
desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Os resultados apontam que, mesmo fazendo parte
de um setor agroindustrial considerado low tech, a empresa é capaz de inovar através do
desenvolvimento de um novo produto. Ainda, é preciso considerar estratégias de orientação
tecnológica e mercadológica para que o processo de desenvolvimento tenha maior eficiência.
Espera-se contribuir para a temática da inovação no agronegócio, bem como incentivar que
empresas do setor percebam a importância da inovação para sua sobrevivência no mercado.
To innovate is a key element to ensure the competitiveness of enterprises in the contemporary
business environment. Innovation can be defined as the development of products or services
with perceived market value. In this context, discussions on competitiveness and innovation
in agribusiness, particularly in the sheep industry, are gaining more space. Thus, this study
aims to analyze the development process of a new product in a company of the sheep industry
segment. For both, there was a single case study, in which respondents were the owners of a
company located state of Rio Grande do Sul. Data were analyzed in light of three categories
of product development process based on the literature: pre-development, development and
post-development. The results show that, even as part of an agricultural sector that is
considered low tech, the company is able to innovate by developing a new product. Still, it is
necessary to consider strategies for technological and market orientation so that the process of
developing can be more efficient. It is expected to contribute to the topic of innovation in
agribusiness and encourage that sector companies understand the importance of innovation for
survival in the market.