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dc.contributor.author Dias, Renato Duro
dc.date.accessioned 2015-09-20T03:20:02Z
dc.date.available 2015-09-20T03:20:02Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation DIAS, Renato Duro. Acesso à justiça e educação jurídica: uma percepção imagética do direito. In: RODRIGUES, Horácio Wanderley; SANCHES, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini; AGUIAR, Alexandre Kehrig Veronese (Coord.). Direito, educação, ensino e metodologias jurídicos. 1. ed. Florianópolis: CONPEDI, 2014. p. 32-46. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=2b2789af28ab82a0>. Acesso em: 19 set. 2015. pt_BR
dc.identifier.isbn 978-85-68147-45-0
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5425
dc.description.abstract Este artigo problematiza o acesso à justiça com base na análise de imagem fotográfica elaborada por um acadêmico do Curso de Direito. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, recorte de uma investigação de doutoramento, que perscruta sobre o currículo e a educação jurídica. Esta investigação, realizada com três estudantes de uma faculdade de Direito do sul do Brasil, apresenta três visões imagéticas de justiça, sendo que para este artigo se analisará somente uma das imagens produzidas. No momento em que se fala em uma “virada imagética” (MARSHALL, 2009) oportuno se faz reflexionar sobre o Direito e a Justiça pelo viés semiótico. A metodologia com ênfase em Bohnsack (2007) e Dubois (2010) revela que o uso de imagens fotográficas pode ser um potencial reflexivo para o campo do Direito, buscando elementos para compreender o conceito de acesso à justiça. pt_BR
dc.description.abstract Cet article traite de l'accès à la justice basée sur l'analyse des images produites par étudiants universitaires de Droit. Il s'agit d'une étude qualitative et exploratoire, découpe d'une thèse de doctorat, que analyse le curriculum et l'éducation juridique. Cette étude, réalisée avec trois étudiants d'une école de Droit dans le sud du Brésil, présente trois visions de la justice, et va examiner une seule des images produites. Pour le moment il s'agit d'une « tournant imagerie » (Marshall, 2009), c’est bon réfléchir sur le Droit et la Justice pour la sémiotique. La méthodologie fondé en Bohnsack (2007) et Dubois (2010) révèle que l'utilisation d'images photographiques peut être un potentiel réflexion pour le champ du Droit, et, aussi, rechercher d'éléments pour comprendre le concept de l'accès à la justice. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher CONPEDI pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Acesso à justiça pt_BR
dc.subject Educação jurídica pt_BR
dc.subject Imagens pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Accès à la justice pt_BR
dc.subject Éducation juridique pt_BR
dc.subject Images pt_BR
dc.subject Photographie pt_BR
dc.title Acesso à justiça e educação jurídica: uma percepção imagética do direito pt_BR
dc.title.alternative Accès à la Justice et éducation juridique: une perception imagetique du droit pt_BR
dc.type bookPart pt_BR


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