dc.contributor.author |
Dias, Renato Duro |
|
dc.date.accessioned |
2015-09-20T03:20:02Z |
|
dc.date.available |
2015-09-20T03:20:02Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
DIAS, Renato Duro. Acesso à justiça e educação jurídica: uma percepção imagética do direito. In: RODRIGUES, Horácio Wanderley; SANCHES, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini; AGUIAR, Alexandre Kehrig Veronese (Coord.). Direito, educação, ensino e metodologias jurídicos. 1. ed. Florianópolis: CONPEDI, 2014. p. 32-46. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=2b2789af28ab82a0>. Acesso em: 19 set. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.isbn |
978-85-68147-45-0 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5425 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo problematiza o acesso à justiça com base na análise de imagem fotográfica
elaborada por um acadêmico do Curso de Direito. Trata-se de uma pesquisa de cunho
qualitativo e exploratório, recorte de uma investigação de doutoramento, que perscruta sobre o currículo e a educação jurídica. Esta investigação, realizada com três estudantes de uma faculdade de Direito do sul do Brasil, apresenta três visões imagéticas de justiça, sendo que para este artigo se analisará somente uma das imagens produzidas. No momento em que se fala em uma “virada imagética” (MARSHALL, 2009) oportuno se faz reflexionar sobre o Direito e a Justiça pelo viés semiótico. A metodologia com ênfase em Bohnsack (2007) e Dubois (2010) revela que o uso de imagens fotográficas pode ser um potencial reflexivo para o campo do Direito, buscando elementos para compreender o conceito de acesso à justiça. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Cet article traite de l'accès à la justice basée sur l'analyse des images produites par étudiants universitaires de Droit. Il s'agit d'une étude qualitative et exploratoire, découpe d'une thèse de doctorat, que analyse le curriculum et l'éducation juridique. Cette étude, réalisée avec trois étudiants d'une école de Droit dans le sud du Brésil, présente trois visions de la justice, et va examiner une seule des images produites. Pour le moment il s'agit d'une « tournant imagerie » (Marshall, 2009), c’est bon réfléchir sur le Droit et la Justice pour la sémiotique. La méthodologie fondé en Bohnsack (2007) et Dubois (2010) révèle que l'utilisation d'images photographiques peut être un potentiel réflexion pour le champ du Droit, et, aussi, rechercher d'éléments pour comprendre le concept de l'accès à la justice. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
CONPEDI |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Acesso à justiça |
pt_BR |
dc.subject |
Educação jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Imagens |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject |
Accès à la justice |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation juridique |
pt_BR |
dc.subject |
Images |
pt_BR |
dc.subject |
Photographie |
pt_BR |
dc.title |
Acesso à justiça e educação jurídica: uma percepção imagética do direito |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Accès à la Justice et éducation juridique: une perception imagetique du droit |
pt_BR |
dc.type |
bookPart |
pt_BR |