Show simple item record

dc.contributor.author Protásio, Michelle Reinaldo
dc.contributor.author Albuquerque, Simone Santos de
dc.date.accessioned 2011-05-25T21:01:45Z
dc.date.available 2011-05-25T21:01:45Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation PROTÁSIO, Michelle Reinaldo ; ALBUQUERQUE, Simone Santos de. Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Momento, Rio Grande, v. 17, n. 1, p. 95-106, 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/momento/article/view/615/161> Acesso em: 25 maio 2011 pt_BR
dc.identifier.issn 0102-2717
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/562
dc.description.abstract O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.title Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record