dc.contributor.author |
Ferracioli, Laércio |
|
dc.date.accessioned |
2011-05-25T21:52:29Z |
|
dc.date.available |
2011-05-25T21:52:29Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.identifier.citation |
FERRACIOLI, Laércio. O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 106-125, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1191/481>. Acesso em: 17 maio 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1809-3108 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/577 |
|
dc.description.abstract |
O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
|
dc.subject |
Metodologia de pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Estrutura de conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento do senso comum |
pt_BR |
dc.subject |
Research methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge structure |
pt_BR |
dc.subject |
Physics education |
pt_BR |
dc.subject |
Commonsense knowledge |
pt_BR |
dc.title |
O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |