Show simple item record

dc.contributor.author Ferracioli, Laércio
dc.date.accessioned 2011-05-25T21:52:29Z
dc.date.available 2011-05-25T21:52:29Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation FERRACIOLI, Laércio. O ‘V’ epistemológico como instrumento metodológico para o processo de investigação. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 1, p. 106-125, out./dez. 2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1191/481>. Acesso em: 17 maio 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/577
dc.description.abstract O texto apresenta os conceitos básicos sobre a heurística de trabalho para o estudo da produção de conhecimento no contexto educacional denominada de ‘V’ epistemológico de Gowin ou simplesmente ‘V’de Gowin bem como uma leitura desta heurística dentro do contexto do processo de investigação na área de ensino de física. Neste contexto, o ‘V’ de Gowin é apresentado tanto como instrumento metodológico norteador do processo de investigação quanto instrumento de análise e interpretação de dados de uma pesquisa. Estas duas perspectivas são ilustradas a partir da discussão de dois exemplos de estudos provenientes da área de pesquisa em ensino de física. Ao final são feitas considerações sobre a utilização desta heurística no cotidiano educacional. pt_BR
dc.description.abstract The Epistemological Vee as Methodological Tool for the Research Process The text presents the basic concepts about Gowin´s Vee heuristic for the study of knowledge production into educational context as well as an application of this heuristic within the context of the research process in physics education. The Gowin´s Vee is presented as a methodological tool for guiding the research process as well as an instrument for analyzing and interpreting data. These two perspectives are illustrated and discussed with pieces of researches in physics education. In the end consideration about the use of this heuristic within educational are drawn. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Metodologia de pesquisa pt_BR
dc.subject Estrutura de conhecimento pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Conhecimento do senso comum pt_BR
dc.subject Research methodology pt_BR
dc.subject Knowledge structure pt_BR
dc.subject Physics education pt_BR
dc.subject Commonsense knowledge pt_BR
dc.title O ‘V’ Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record