Show simple item record

dc.contributor.author Hillal, Aline Crochemore
dc.date.accessioned 2011-05-25T21:56:21Z
dc.date.available 2011-05-25T21:56:21Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation HILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3108
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/579
dc.description.abstract Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões. pt_BR
dc.description.abstract Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Compexidade pt_BR
dc.subject Teacher formation pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Poetry pt_BR
dc.subject Complexity pt_BR
dc.title Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora pt_BR
dc.title.alternative Dialogues between prose and poetry constituting contexts of a (trans)forming education pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record