dc.contributor.author |
Hillal, Aline Crochemore |
|
dc.date.accessioned |
2011-05-25T21:56:21Z |
|
dc.date.available |
2011-05-25T21:56:21Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.citation |
HILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1809-3108 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/579 |
|
dc.description.abstract |
Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
|
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Compexidade |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher formation |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Art |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Complexity |
pt_BR |
dc.title |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dialogues between prose and poetry constituting contexts of a (trans)forming education |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |