dc.contributor.advisor |
Molon, Susana Inês |
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dc.contributor.author |
Santos, Saionara Figueiredo |
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dc.date.accessioned |
2016-03-31T17:43:04Z |
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dc.date.available |
2016-03-31T17:43:04Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Saionara Figueiredo. Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo. 2013. 158p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6002 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa propõe um estudo sobre o papel dos recursos imagéticos e sua relação com
a significação de surdos, à luz da Educação Ambiental. Justifico meu estudo realizado
devido à minha vivência com a Língua de Sinais, como intérprete de sinais; diante desta,
percebi que o surdo é um ser visual e, para tanto, necessita de imagens que sejam
significativas para eles. Pensando sob essa ótica, minha questão de pesquisa foi: Como os
recursos imagéticos podem contribuir na produção de significados e sentidos no campo da
Educação Ambiental em uma professora surda? Assim, o objetivo geral foi analisar a
produção de significação imagética de uma professora surda do Rio Grande do Sul no
campo da Educação Ambiental. A partir desse objetivo geral, foi identificado e analisado
como essa professora surda construiu algumas noções, conceitos, percepções e
representações sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental em sua trajetória de vida por
meio de recursos imagéticos. Também foi analisado o potencial dos recursos imagéticos
como metodologias de ensino e aprendizagem no campo da Educação Ambiental para a
educação de surdos, bem como o uso da imagem como um recurso acadêmico viável. Os
pressupostos teóricos ancoram-se na abordagem sócio-histórica, com enfoque na
constituição do sujeito e nas relações subjetivas, em especial na singularidade humana.
Foram utilizados autores como Molon, Freitas, Vygotsky e Bakhtin. A metodologia
empregada consistiu na realização de três entrevistas semiestruturadas, que permitiram à
pesquisadora e à entrevistada maior flexibilidade durante sua realização e mais facilidade e
naturalidade para a consecução dos dados. A partir do material coletado, as unidades de
análise foram divididas em duas categorias principais: o preconceito e a comunidade surda.
A partir delas, surgiram outros itens de análise, como: o igual e o diferente, vários tipos de
preconceitos envolvendo a comunidade surda, LIBRAS e seu desenrolar como idioma
brasileiro, disciplina nas faculdades, entre outros. Além disso, foi analisado o valor da
metodologia visual nas escolas e nesta pesquisa, bem como a Educação Ambiental se
relaciona com as significações dadas pela entrevistada. A conclusão aponta que os recursos
imagéticos exercem um papel importante nas narrativas e como método de coleta de dados,
principalmente para os surdos, evidenciando sua importância como recurso acadêmico.
Ressalta-se, ainda, a relação intrínseca entre Educação Ambiental e Educação de surdos,
evidenciando assim a transversalidade da temática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research proposes a study on the role of resource imagery and its relation to the
significance of the deaf, in the light of environmental education. I justify my study because of
my experience with sign language such as sign language interpreter, before this, I realized
that being deaf is a visual and, therefore, requires images that are meaningful to them.
Thinking from this perspective, my research question was: How funds imagery can contribute
in the production of meanings and senses in the field of environmental education in a deaf
teacher? Thus, the overall objective was to analyze the production of meaning imagery of a
deaf teacher of Rio Grande do Sul in the field of environmental education. From this general
goal, was identified and analyzed how this teacher deaf built some notions, concepts,
perceptions and representations on Environment and Environmental Education in their life
trajectory through features imagery. Was also analyzed as potential resources imagistic
methods of teaching and learning in the field of environmental education for deaf education,
as well as the use of the image as a viable academic resource. The theoretical assumptions
are anchored in socio-historical approach, focusing on the constitution of the subject and the
subjective relations, particularly in human uniqueness. Authors were used as Molon, Freitas,
Vygotsky and Bakhtin. The methodology consisted of three semi-structured interviews, which
allowed the researcher and the interviewee flexibility during, and more easily and naturally to
achieve the data. From the collected material, the units of analysis were divided into two
main categories: the bias and the deaf community. From them came other analysis items
such as: equal and different, various types of biases involving the deaf community, LBS and
its development as Brazilian language, discipline in schools, among others. Furthermore, we
analyzed the value of visual methods in schools and in this research, as well as
environmental education relates to the meanings given by the interviewee. The conclusion
shows that the features imagery play an important role in the narrative and as a method of
data collection, especially for the deaf, highlighting its importance as academic resource. We
emphasize also the intrinsic relationship between Environmental Education and Deaf
education, thus underlining the transversality of the theme. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos imagéticos |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Resources imagistic |
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dc.title |
Educação ambiental: recursos imagéticos na produção de significação de um sujeito surdo |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |