dc.contributor.advisor |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
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dc.contributor.author |
Silva, Maria de Fátima Santos |
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dc.date.accessioned |
2016-03-31T18:14:40Z |
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dc.date.available |
2016-03-31T18:14:40Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Maria de Fátima Santos. Limites e contribuições da educação ambiental e da agricultura de base agroecológica no extremo sul do Brasil: o projeto de agricultura urbana e periurbana em Rio Grande e São José do norte (RS). 2013. 210 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6004 |
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dc.description.abstract |
A Educação Ambiental, em sua vertente transformadora, tem papel importante para
a concretização de processos formativos e práticas relacionadas à constituição da
agricultura de base agroecológica e a busca por Justiça Ambiental e Soberania
Alimentar. Nesse sentido, a presente tese é resultado de um estudo efetivado
junto/com os agricultores envolvidos no Projeto de Agricultura Urbana e Peri-Urbana
realizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade
Federal do Rio Grande (NUDESE/FURG) no biênio 2008/2009 e que apresentava
como proposta a transição agroecológica. As políticas públicas relacionadas à
questão da fome e produção de alimentos no Brasil defendem a Agricultura Urbana
e Periurbana como uma prática que pode garantir a Segurança Alimentar das
populações, mas essa é uma questão que carece ser problematizada e se configura
no cerne do problema de pesquisa aqui desenvolvido. Então, partindo das leituras e
pesquisas empíricas realizadas essa assertiva é confrontada tomando por base os
fundamentos e princípios da Educação Ambiental Transformadora. A tese afirmada
é a de que para além dos limites impostos pelo Capitalismo, o desenvolvimento de
uma agricultura de base agroecológica – que traz em seu bojo a diversificação da
produção e a criação de espaços de formação junto aos agricultores – contribui para
a garantia de avanços na busca pela Soberania Alimentar. Além disso, possibilita
espaços formativos importantes para a necessária aproximação entre a teoria e as
práticas/ações desenvolvidas no campo da Educação Ambiental e da Agroecologia.
Os objetivos do estudo foram identificar as mudanças/permanências na forma de
organização da produção agrícola de base agroecológica realizadas pelas famílias;
apontar os aspectos limitantes e as potencialidades do Projeto e analisar os desafios
das ações da Educação Ambiental em sua vertente transformadora frente tal
contexto, no que se refere às mudanças nas/das condições materiais e subjetivas
que constituem a agricultura de base familiar. A metodologia desenvolvida na
pesquisa partiu da revisão bibliográfica, envolvendo a observação participante e a
realização de entrevistas. No que tange à discussão/reflexão dos dados/fontes
utilizou-se da Análise Textual Discursiva. A partir do estudo realizado, cabe afirmar,
corroborando para a ratificação da tese, que as ações desenvolvidas pelo NUDESE,
seja no que se refere ao processo formativo ou voltadas à transição agroecológica,
foram fundamentais na constituição de espaços de esperança/possibilidades de
mudança das condições de injustiça socioambientais hodiernas. De toda sorte, há
aspectos que limitaram a proposta em questão e que corroboram para a reafirmação
da necessidade de superação do Capitalismo. Esse é o caso da não continuidade de
financiamento do Projeto por parte do Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome (MDS); a falta de dialogo e articulação mais intensa com o Poder
Público Municipal em ambas as cidades estudadas; os problemas estruturais que
estão presentes nas feiras livres; a ausência de discussões fundamentais ao longo
do processo formativo desenvolvido pelo NUDESE, como é o caso da crítica a forma
de organização da produção atual, e seus limites, a relação estabelecida entre os
homens entre si e desses com a natureza da qual fazem parte e o protagonismo que
os agricultores devem ter com relação às mudanças em sua forma de produzir e
viver em um processo como esse. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation was based on a study carried out with farmers involved in the Urban
and Peri-urban Agriculture Project which was developed by the Núcleo de
Desenvolvimento Econômico e Social at the Universidade Federal do Rio Grande
(NUDESE/FURG), located in Rio Grande, RS, Brazil, in 2008 and 2009. Results
show that, beyond the limits imposed by capitalism, the development of Agroecologybased
agriculture – which means the diversification of production and the elaboration
of educational programs for farmers – has contributed to ensure advances in the
search for Food Sovereignty. Furthermore, it has become an important space to
discuss and work in Transformative Environmental Education in order to intertwine its
theory and its effective practice/action along with the farmers. This study aimed at
verifying whether the development of the proposal contributed to ensure the families’
Food Sovereignty and at identifying the limits and possibilities of this action regarding
changes it generated and reflections/actions that helped to overcome Environmental
Injustice which has been experienced as a whole nowadays. Besides, this research
has three specific objectives, namely: to identify changes, if any, in the organization
of the families’ Agroecology-based agricultural production; to show the limits and the
potentiality the Project has; and to analyze the challenges of actions in
Environmental Education in its transformative trend in this context, regarding
changes in the material and subjective conditions that constitute family farming. The
methodology comprised a literature review, participant observation and interviews
with the farmers. Discursive Textual Analysis was used to discuss and reflect upon
the data and sources. Actions developed by NUDESE, in terms of the educational
process and practices that aim at agroecological transition, were fundamental to
create spaces where hope and changes may happen, as opposed to the form of
economic organization that prevails these days by defending the interests of
agribusiness, rather than little units of family farming. However, there were aspects
that limited the actions under investigation and that corroborated the need to cope
with capitalism. One of them was the reason why the Project was not funded by the
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anymore. In
addition, this study pointed out the lack of dialogue and close interaction with the City
Government in both cities under study, structural problems faced in street fairs and
the lack of discussion throughout the educational program developed by NUDESE
concerning the criticism aimed at the organization of the current production, the limits
of capitalism, the relations that humans have established among themselves and
with nature they live in and, finally, the farmers’ participation in changes related to
how they can produce and life in a process like this one. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
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dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Soberania alimentar |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura urbana e periurbana |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura de base familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecology |
pt_BR |
dc.subject |
Food sovereignty |
pt_BR |
dc.subject |
Urban and periurban agriculture |
pt_BR |
dc.subject |
Family farming |
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dc.title |
Limites e contribuições da educação ambiental e da agricultura de base agroecológica no extremo sul do Brasil: o projeto de agricultura urbana e periurbana em Rio Grande e São José do norte (RS) |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
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