dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Victor Hugo Guimarães |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Caroline Terra de |
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dc.date.accessioned |
2016-03-31T18:16:04Z |
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dc.date.available |
2016-03-31T18:16:04Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Caroline Terra de. Narrativas e imagens sobre as águas: educação ambiental, memória e imaginário na pesca artesanal - um encontro com contadores de histórias. 2013. 286p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA) Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6005 |
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dc.description.abstract |
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Educação Ambiental Não-Formal e tem
como objetivo geral investigar a História Oral de pescadores artesanais da cidade do Rio
Grande/RS, inseridos no contexto da economia solidária popular, no intuito de compreender a
construção das imagens relacionadas ao seu processo de trabalho. Buscamos defender a tese
que afirma, em síntese, que a história oral se constitui como campo de possibilidades para a
compreensão das imagens do processo de trabalho dos pescadores artesanais, sendo entendida
como premissa fundamental para a reflexão sobre os princípios da Educação Ambiental
relacionados ao âmbito de estudos da pesca artesanal. Nesta perspectiva, a História Oral pode
ser concebida como sendo um processo de aprendizagem em Educação Ambiental. A
pesquisa justifica-se em virtude da relevância que o registro da história oral dos pescadores
artesanais assume na construção de alternativas e projetos de Educação Ambiental que
tenham como objetivo o manejo sustentável do meio ambiente costeiro. Ressaltamos a
utilização da abordagem de cunho qualitativo, com foco na metodologia da História Oral,
especificamente, no gênero História Oral Temática. Para a interpretação dos fenômenos
investigados, optou-se pela análise textual discursiva. Os dados constituem-se de entrevistas
realizadas com três pescadores artesanais da Associação de Pescadores Artesanais da Vila São
Miguel, localizada na cidade do Rio Grande, e observações registradas em Diário de Campo.
O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de autores como Gaston Bachelard,
Antônio Diegues, Ricardo Antunes e Carlos Frederico Loureiro, entre outros. Destacamos que
o debate integra a compreensão acerca das seguintes categorias de análise da pesquisa: a
investigação sobre as imagens de infância, as imagens de esperança, bem como as imagens
sobre o meio ambiente costeiro construído por pescadores artesanais cooperativados. Além
disso, apresentamos como categorias emergentes o estudo em relação à contextualização
histórica da pesca artesanal e industrial no contexto da cidade do Rio Grande enfocando-se,
em especial, os benefícios disponibilizados pelos incentivos fiscais do Decreto-Lei número
221, de 1967, também se inclui o debate sobre o sentido da tecnologia em sua relação com o
processo de exploração do trabalho na pesca artesanal. As constatações incorporam narrativas
que expressam as imagens de denúncias em relação à expansão da degradação ambiental do
ambiente costeiro e à intensificação dos processos de exploração do trabalho do profissional
artesanal a partir da sua articulação com o setor pesqueiro empresarial-capitalista. Contudo,
enfatizamos a construção de imagens que expressam o fortalecimento da esperança no seu
sistema de trabalho, no qual situamos a economia solidária popular como elemento imperativo
para a valorização profissional e melhoria da sua qualidade de vida. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research is in line research Environmental Education Non-Formal and aims at
investigating the oral history of handmade fishermen of Rio Grande / RS, within the context
of popular solidarity economy, in order to comprehend the images that integrate your work
process.We seek to defend the thesis that states, in summary, that oral history is constituted as
a field of possibilities for understanding the images of the working process of traditional
fishermen, being understood as a fundamental premise for reflection on the fundamentals of
environmental education related context study of handmade fisheries. In this perspective, the
oral history can be understood as a learning process in Environmental Education. The
research is justified because of the importance that the record of the oral history of handmade
fishers assumes the construction of alternatives and environmental education projects that aim
at sustainable management of the coastal environment. We emphasize the use of a qualitative
approach, focusing on the methodology of oral history, specifically the gender thematic oral
history. For the interpretation of the phenomena investigated, we chose to analyze textual
discourse. The data are made up of interviews with three fishermen from the Association of
Fishermen's Village São Miguel, located in Rio Grande, and observations recorded in Field
Journal. The study was based on the theoretical contributions of authors such as Gaston
Bachelard, Antonio Diegues, Ricardo Antunes and Carlos Frederico Loureiro, among others.
We emphasize that the debate includes the understanding of the following categories of
analysis of research: research into childhood pictures, images of hope, as well as the images
on the coastal environment built by fishermen cooperatives. In addition, we present the study
as emerging categories in relation to historical contextualization handmade and industrial
fisheries in the context of Rio Grande focusing, in particular, the benefits of the tax incentives
provided by Decree-Law number 221 of 1967, also includes discussion on the direction of
technology in its relation to the process of exploitation of labor in handmade fisheries. The
findings incorporate narratives that express the images of complaints in relation to the
expansion of environmental degradation of the coastal environment and the intensification of
the processes of labor exploitation of professional craftsmanship from its articulation with the
fisheries sector corporate-capitalist. However, we emphasize the construction of images
expressing the hope of strengthening work on your system, in which we place the popular
social economy as an imperative for professional development and improving their quality of
life. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Pesca artesanal |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária popular |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Handmade fisheries |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Popular solidarity economy |
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dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginary |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas e imagens sobre as águas: educação ambiental, memória e imaginário na pesca artesanal - um encontro com contadores de histórias |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |