Abstract:
Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na linha de pesquisa “Educação Ambiental: ensino e formação de educadores(as) e teve como objetivo investigar a emergência de disciplinas, tanto obrigatórias quanto optativas, que discutem a sexualidade no cenário educacional do Ensino Superior, em diferentes cursos de graduação. A pesquisa foi produzida a partir de algumas inspirações na genealogia, uma ferramenta de produção e análise de dados proposta pelo filósofo Michel Foucault e também através de interlocuções com outros pressupostos foucaultianos, dentre eles, as relações de poder/saber, o dispositivo da sexualidade, a governamentalidade e as estratégias biopolíticas. Além disso, aportes teóricos de autores/as como Guacira Louro, Jimena Furlani, Helena Altmann, Deborah Britzman, Sylvio Gadelha, Fernando Seffner, Paul Veyne, Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, entre outros/as nos ajudaram a pensar a sexualidade, o currículo, os olhares sobre as tramas históricas e as políticas educacionais, elementos que atravessaram a produção deste estudo. No que tange as discussões acerca do campo da Educação Ambiental, buscamos refletir que em tempos em que a educação em direitos humanos e a preocupação com o planeta tem estado na ordem do discurso, esses temas, sexualidade e educação ambiental se aproximam quando emergem como importantes assuntos de serem abordados. Para tanto, dialogamos com autores como Marcos Reigota, Félix Guattari, Isabel Carvalho, entre outros/as. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de um levantamento, que denominamos como mapeamento, realizado nas cinco regiões brasileiras, em todas as universidades federais credenciadas no Ministério da Educação. Através desse movimento foi possível conhecer quais instituições oferecem disciplinas relacionadas à sexualidade. Na pesquisa, levamos em consideração os cursos de graduação em Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogos. Além disso, ao empreendermos uma varredura nos rastros históricos no que concerne as discussões acerca da sexualidade na educação, também selecionamos para análise algumas políticas educacionais. A partir da produção do mapeamento encontramos um total de 60 universidades federais, mas somente em 44 instituições foi possível ter acesso aos currículos dos cursos de graduação, sendo que dessas 38 oferecem disciplinas e somente 6 não oferecem. Ao olharmos para esse panorama pensamos essas disciplinas enquanto integrantes de estratégias biopolíticas, entendendo que essa tecnologia de poder vem adquirindo cada vez mais vitalidade e visibilidade na contemporaneidade. Evidenciamos também as relações de poder e saber implicadas na produção dos currículos do ensino superior. Com relação às políticas educacionais analisadas foi possível perceber que elas têm impulsionado o debate acerca da sexualidade, do gênero, da diversidade e da diferença, tornando-se pauta de debate nas ementas das disciplinas, constituindo assim um campo de disputas, uma arena de poder e de saber que engendram mecanismos de controle e regulamentação, produzindo assim uma arte de governar a população. Ao analisar essa emergência de disciplinas, buscamos pensar os efeitos que essa incitação discursiva tem produzido na contemporaneidade e que tem tornado a sexualidade cada vez mais visível e enunciável, chegando a ser tema de debate no Ensino Superior.
This thesis was developed in the Post-Graduation Program in Environmental Education, in the research line “Environmental Education: teaching and educator’s formation” and had as a objective investigate the emergence of subjects, mandatory and optional, that discuss sexuality in the educational scenario of the Higher Education system in multiple graduation courses. The research was produced based on some inspirations on genealogy, a tool of production and analysis of data proposed by the philosopher Michel Foucault and also through interlocutions with other foucauldian principles, among them the relations of power/knowledge, the dispositive of sexuality, the governamentality and the biopolitical strategies. Furthermore, theoretical contributions from authors such as Guacira Louro, Jimena Furlani, Helena Altmann, Deborah Britzman, Sylvio Gadelha, Fernando Seffner, Paul Veyne, Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, among others, helped us think the sexuality, the curriculum, the perspectives on historical plots and educational policies, elements that permeated the production of this study. In relation with the discussions over the field of the Environmental Education, we looked to reflect that in times that the human rights education and the concern with the planet have been in the order of the discourse, these thematics, sexuality and environmental education, approach when emerge as important issues to be addressed. Therefore, we dialogued with authors such as Marcos Reigota, Félix Guattari, Isabel Carvalho, among others. The data from the research was produced from a compilation, that we determined as a mapping, performed in the five Brazilian regions, in all federal universities accredited to the Ministry of Education. Through this movement, it was possible to know which institutions offer subjects related to sexuality. In the research, we considered the graduation courses with Major, Bachelor and Technologist degrees. Moreover, while engaging in a screening of historical traces, in what concerns the discussion about sexuality in education, we also selected some educational policies for analysis. From the production of the mapping, we found a total of 60 federal universities, but only on 44 it was possible to have access to the curriculums of the graduation courses, and of them, 38 offered subjects and 6 did not offer. While observing this scenery we thought these subjects as part of biopolitical strategies, comprehending that this technology of power has been acquiring each time more vitality and visibility in the contemporaneity. We also evidenced the relations of power and knowledge involved in the production of the syllabuses of the Higher Education system. In relation to the analyzed educational policies, it was possible to notice that they have motivated the debate over sexuality, gender, diversity and difference, becoming the agenda of the debate in the curriculum of the subjects, constituting hence a field of disputes, an arena of power and knowledge that engenders mechanisms of control and regulation, producing, therefore, an art of governing the population. While analyzing this emergence of subjects, we looked to think the effects that this discursive incitation has been producing in the contemporaneity and that has made the sexuality each time more visible and expressible, becoming the theme of a debate in the Higher Education.