Refugiados Ambientais: um estudo sobre a política de proteção da vida e suas articulações entre os Direitos Humanos e a Educação Ambiental em uma dimensão ética

Laborde, André Luiz Portanova

Abstract:

 
O presente estudo tem por finalidade abordar sobre a temática dos refugiados sobre o prisma da educação ambiental em uma perspectiva ética. A intenção deste estudo é poder identificar qual o lugar do refugiado em nossa sociedade e a função social do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no processo de proteger os direitos humanos das populações que vivem constantes deslocamentos em função de conflitos políticos e devastações ambientais, causadas pelas alterações climáticas que afetam nosso planeta. O problema de pesquisa apresentado por esta investigação discorre sobre: É possível afirmar sob um viés autoético que a política de direitos humanos promove a proteção da vida das populações diante das catástrofes ambientais? A hipótese/tese apresentada por esta pesquisa é de que a autoética, direitos humanos e educação ambiental se constituem em uma triunidade da civilidade da coexistência entre os seres humanos entre si e estes com o meio ambiente, tendo na “vida” elemento ético comum. Com esse questionamento procuramos estabelecer conexões com a política de ajuda humanitária da ONU para aproximar a questão da humanidade como um elemento para a investigação à educação ambiental. Nesse sentido, a questão da vida entra como elemento que justifica a preocupação em estudar sobre a problemática dos refugiados em uma proposta Autoética. O procedimento metodológico adotado foi a partir da construção de cartografias que foram construídas e tecidas com as informações dos artefatos midiáticos, documentos e as demais notícias contidas no site do ACNUR. Assim, é possível pensar que a vida e a condição humana por requerer sua garantia de sobrevivência é uma causa que a educação ambiental, neste contexto deve começar a se preocupar. Os refugiados são as pessoas mais vulneráveis desse mundo, e, portanto merecem nosso respeito e atenção.
 
The present research have the objective to aboard about the refuges theme around the optic of the environmental education in co-relation of the ethic perspective. The intention of these research is could be to identify the place of the refugee in our society and the social function of the United Nation Higher Commissariat to the Refugees (UNHCR) on the process to protect the human rights of the populations they leave in constant displacement because of the political conflicts and environmental devastations, caused by the climate changes they affect our planet. The research’s problem presented by this investigation is about: It’s possible to affirm under a bias self ethical the policy human rights to promote the protection of life of the populations in front of the environmental catastrophes? The hypothesis/thesis presented by these research is about the auto ethics, human rights and environmental education they constitute on the triunity of the civility of the coexistence between the human been and themselves and together with the environment, having in their “lives” the ethical common elemental . With these questioning we seek to establish connections with the ONU aid policy to approach the question of humanity. As an Elemental of investigation to environmental education. Accordingly, the life’s question enter like a Elemental that justify the preoccupation in studying about the problem of the refugees on a auto ethic proposal. The methodological procedure adopted was started of the construction of the cartographies that was made and woven with the information of the artifacts midiatic, documents and other news inside the site of UNHCR. So, it’s possible to think in life and her human conditionally request of survival warranty it’s a cause of environmental education , on this context we must to start to concern. The refugees are the most people vulnerable of this world, and, therefore they deserve our respect and attention.
 
El presente estudio tiene como objetivo abordar el tema de los refugiados en el prisma de la educación ambiental en una perspectiva ética. La intención de este estudio es identificar el lugar en el que refugiados en nuestra sociedad y la función social del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Refugiados (ACNUR) en el proceso de protección de los derechos humanos de las personas que viven desplazamientos constantes debido a los conflictos políticos y devastaciones ambiental, causado por el cambio climático que afecta a nuestro planeta. El problema de investigación presentado en esta investigación se describe: Se puede argumentar que bajo um enfoque autoético la política de derechos humanos promueve la protección de la vida de las poblaciones frente a catástrofes ambientales? La tesis hipótesis / presentado por esta investigación es que autoética, los derechos humanos y la educación ambiental constituyen una civilidad triunidad de la convivencia entre los humanos y estos junto con el medio ambiente, y el elemento ético común de la "vida". Con esta pregunta se busca establecer conexiones con la política de enfoque humanitario de la ONU para la cuestión de la humanidad como un elemento a la investigación en educación ambiental. En este sentido, la cuestión de la vida entra como elemento que justifica la preocupación en el estudio sobre la situación de los refugiados en un Autoética propuesta. El método utilizado se basa en la construcción de las asignaciones que se han construido y se teje con la información de los artefactos multimedia, documentos y noticias de otro sitio que figura en el ACNUR. Así, es posible pensar que la vida y la condición humana, al exigir una garantía de supervivencia es la causa de que la educación ambiental en este contexto debería empezar a preocuparse. Los refugiados son las personas más vulnerables en este mundo, y por lo tanto merecen nuestro respeto y atención.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)